Manual traz de forma simples orientações sobre formas de combater abuso sexual
Com o objetivo de dar mais visibilidade ao combate e prevenção à pedofilia, a Polícia Civil, através da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV) lançou a cartilha virtual A criança e o adolescente – quais medidas devemos tomar para evitar que sejam vítimas de pedofilia? A publicação foi inspirada no livro “Marianinha: a menina que botou a boca no trombone”, escrito pelo psicólogo da DCAV, Emerson Brant, policial responsável por tomar os depoimentos dos menores e verificar comportamentos que possam caracterizar a violência sexual. O manual traz de forma simples e direcionada orientações aos pais e familiares sobre formas de prevenir e combater o abuso sexual contra menores de idade.
“Esperamos que a cartilha ajude na prevenção, porque quando a polícia toma conhecimento, geralmente o crime já ocorreu. O que queremos é que os pais e familiares saibam identificar as alterações comportamentais dos filhos”, afirmou o titular da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima, Marcelo Braga Maia.
Comemorado este mês, O Dia Nacional do Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado através de lei federal em maio de 2000. A data, dia 18, foi escolhida para lembrar o caso que ficou conhecido como “Crime Araceli”, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, foi estuprada e assassinada em Vitória, no Espírito Santo, em 1973. O silêncio de testemunhas permitiu que os autores desta violência nunca fossem punidos. A cartilha virtual está disponível para download no site:www.policiacivil.rj.gov.br, ou através de solicitação enviada para o email: dcavsesop@gmail.com.
O FLUMINENSE






