Dados do Programa Sentinela Estadual, apontam que todos os meses cerca de 500 crianças e adolescentes são vítimas de abuso e exploração sexual em Santa Catarina


Dados do Programa Sentinela Estadual, apontam que todos os meses cerca de 500 crianças e adolescentes são vítimas de abuso e exploração sexual em Santa Catarina _ ou seja, cerca de 16 casos por dia.
Outra triste realidade mostra que esses números representam apenas 10% dos casos. Neste dia 18 de maio campanhas em todo Estado tentam conscientizar a sociedade a mudar este quadro.
Em Santa Catarina o Ministério Público e o Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-juvenil, lançaram no último dia 15, com apoio da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania uma campanha com o objetivo de encorajar as pessoas a denunciar situações de violência.
As denúncias podem ser feitas no Disque 100. Durante o lançamento, o promotor de Justiça MARCELO WEGNER, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, comentou que apesar do aumento no número de denúncias, estima-se que haja muitos casos que não chegam ao conhecimento das autoridades.
Segundo ele, em torno de 80% a 90% dos crimes são dessa natureza.
Para o procurador-geral de Justiça, LIO MARCOS MARIN, o trabalho realizado pelo Fórum é exemplar por envolver a sociedade civil em um problema grave e que depende muito da conscientização do cidadão.
Ontem e hoje continuam sendo realizada diversas ações de conscientização sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.