Tendo Paraíba como primeiro estado nordestino onde foi implantado o Projeto o ViraVida tem, desde a sua criação, oferecido, através do SESI/SENAI, formação e capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho a jovens e adolescentes em situação de exploração sexual, através do Programa de Egressos.
A iniciativa do ViraVida tem por base instruções contidas no Manual de Procedimentos para a Pesquisa de Avaliação de Egressos do Departamento Nacional do SENAI, que tem, desta forma, contribuído para o enfrentamento do problema do desemprego no país. Além do SENAI e SESI, o projeto recebe o apoio de todo o Sistema S, ONGs e também de instituições da Paraíba, que atendem jovens com esse perfil.
A importância das parcerias faz com que os jovens diplomados em cursos profissionalizantes como Padeiro e Confeiteiro, Costureiro Industrial do vestuário, Operador de Eletromecânico e Edificações entre outros cursos que já foram concluídos pelo SENAI, faz com que esses jovens consigam ingressar no mercado de trabalho.
Entre exemplos de concluintes do ViraVida beneficiados com a conquista de emprego estão: José Soares Vieira, Márcia Priscila Bezerra Santos, Murilo Melo da Silva, Germania Rosana Santos, esses quatro foram contratos pelo SENAI, CEP – Stenio Lopes. Outros ex-alunos também são exemplos de acesso ao novo emprego, a exemplo de Júlia Costa Araujo prestadora de serviços na FIEP, além de Ingrid Kelly de F. Cunha, contratada pela (TESS) e Rafael Pereira Melo contratado pela (São Paulo Alpargatas).
Após a conclusão do curso, através do ViraVida, essas pessoas tiveram acesso a uma nova oportunidade a história de suas vidas e seguraram a oportunidade como única. “Desde o inicio da minha adolescência comecei a buscar por uma oportunidade na qual eu tivesse a chance de ter minhas qualidades valorizadas e mudar minha vida, defendendo minha classe social. Foi então que surgiu o ViraVida em minha historia, apresentando-se como uma oportunidade que abracei com muita vontade, pois vi que ali eu poderia trilhar por caminhos que me levariam ao crescimento pessoal e profissional, e assim que aconteceu, participei do projeto me esforcei bastante e entrei no mercado de trabalho. Hoje, a cada dia que acordo, me sinto cada vez mais profissional e mais experiente como pessoa”, revelou a concluinte Julia Costa Araujo.
Informações complementares sobre o Projeto ViraVida, na Paraíba, podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-8282.





