Vereador denuncia sucateamento do SAMU na Baixada Cuiabana


Assessoria
O vereador Maurélio Ribeiro (PTB) denunciou o processo de sucateamento das ambulâncias do Serviço de Atendimento de Urgência ( Samu) utilizadas na prestação de socorro na Baixada Cuiabana.
“Das 6 viaturas existentes pata atender uma região que abrange um milhão de habitantes, apenas 4 estão funcionando”, explica. De acordo com denúncias divulgadas na imprensa, entre 120 e 180 chamadas ficam sem atendimento por falta de condições de trabalho e principalmente transporte.
Maurélio explica que essa situação não é decorrente de má vontade ou culpa dos funcionários ." O recurso é enviado mensalmente Cuiabá por isso vamos querer saber o paradeiro do dinheiro público”, explica.
Conforme a Política Nacional de Atenção as Urgências do Ministério da Saúde, para cada 100 a 150 mil habitantes é necessário uma ambulância básica, de 400 a 450 mil tem que ter também uma ambulância avançada (UTI móvel).
O vereador critica o atual gestor municipal pelo impasse na construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), envolvendo a possível mudança de local. O prefeito defende a transferência da obra do Pascoal Ramos para a avenida das Torres. O assunto será discutido durante audiência pública, nesta quarta-feira (17) com os moradores da região.