Vacinas acabam em postos de saúde no 2º dia de campanha em Cuiabá


No bairro CPA IV, fila com mais de 30 idosos se formou para vacinar.
Secretaria disse que 70% do total de vacinas serão entregues em Cuiabá.

Do G1 MT
Comente agora
Meta é imunizar cerca de 130 mil pessoas em Cuiabá. (Foto: Reprodução/TVCA)Meta é imunizar cerca de 130 mil pessoas em Cuiabá. (Foto: Reprodução/TVCA)
A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (15) em todo o país, no entanto, alguns postos de saúde em Cuiabá não tinham a dose disponível na manhã desta terça-feira (16). A aposentada Julieta da Silva Pinho, de 73 anos, que procurou o Centro de Saúde do bairro CPS IV, foi embora sem a imunização. “Não chegou, não sabem o horário que vai chegar. Já está no final da manhã e mandaram passar a qualquer hora novamente para ver se tem”, disse a aposentada. As primeiras doses começaram a chegar depois de 10h e uma fila com mais de 30 idosos se formou no corredores da unidade de saúde.
A funcionária pública Marjorie Luz de Andrade silva deixou de ir trabalhar para levar a mãe, de 69 anos, que tem mal de Alzheimer para ser vacinada. “Pensei em deixar para o segundo dia da campanha na esperança de que tudo estaria mais organizado, mas tive uma decepção e muitas pessoas já foram embora. Em relação à nossa saúde não sei nem o que eu falo”, pontuou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, a unidade do bairro CPA IV está com problemas na geladeira onde ficam armazenadas as doses de vacina. Por isso, todos os dias o lote terá será entregue pela manhã e recolhido no fim do expediente.
Segundo a prefeitura, de um total de 95 mil doses necessárias ao município, foram repassadas pelo estado 35 mil no início da campanha. Já a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde disse que para Cuiabá seriam entregues na tarde desta terça-feira 70% do total de vacinas. 
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar cerca de 130 mil pessoas. A dose é de graça para quem tem 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a dois anos, mulheres grávidas e com no máximo 45 dias após o parto, indígenas, profissionais da área de saúde e detentos.
Para Mato Grosso, o Ministério da Saúde enviou 60% do total de 613.030 doses antes do início da campanha e que o restante será enviado após o término da primeira semana.
tópicos:
veja também