“Todos Contra a Pedofilia”


420658_616521548375739_224826750_n
O Promotor de Justiça e Curador da Infância e da Juventude do Ministério Público de Minas Gerais, Carlos Fortes, esteve na Câmara Municipal de Brumadinho no dia 24 de abril para ministrar palestra sobre pedofilia.
Esteve presente à palestra a Vereadora Alessandra do Brumado, servidores públicos, representantes do Executivo, servidores do Fórum de Brumadinho e a nova Promotora de Justiça da Comarca, Ludmila Costa Reis.
O Promotor Carlos Fortes discorreu sobre os problemas da pedofilia no Brasil e deu exemplos de casos extremos de violência contra crianças e adolescentes em vários estados brasileiros. Segundo o Promotor, a legislação brasileira garante como prioridade os direitos da criança e do adolescente, o que levou a criação da CPI da Pedofilia, na qual Fortes trabalhou ativamente.
A CPI da pedofilia trabalhou em três frentes:
1)      Produção Legislativa;
2)      Conscientização da População;
3)      Estudo e apuração de casos específicos;
O Promotor fez relatos de diversos casos que acompanhou, demonstrando a brutalidade e a barbárie com que várias crianças e adolescentes foram abusadas, algumas vindo a óbito em razão desses abusos e maus tratos.
Fortes ainda reiterou a importância em denunciar os abusos e que muitas pessoas conhecem casos de maus tratos de menores e tem medo ou mesmo vergonha de denunciar.
A pedofilia é uma verdadeira máfia que movimenta, todos os anos, milhões de dólares só nos EUA. A internet se tornou um grande veículo de divulgação e comercialização de material pedófilo. É importante que a população fique atenta ao que as crianças acessam na rede ou com quem elas conversam e mantêm algum tipo de contato ou mesmo “intimidade” na internet. “Hoje nós vemos pouco mais de 10% do que realmente existe na internet. Cerca de 90% de tudo o que circula na rede é ‘darknet’ (Darknet refere-se a qualquer tipo de rede fechada, contendo um grupo privado de pessoas com o intuito de se comunicar.), que exige buscadores especiais e que abriga uma enorme quantidade de sites de pornografia e pedofilia”, ressaltou Fortes.
Hoje o movimento “Todos contra a pedofilia” trabalha na conscientização e na informação do perigo que é a pedofilia em nossa sociedade. Uma cartilha foi distribuída para os presentes e também está disponível para download no site www.todoscontraapedofilia.ning.com.
Para a Vereadora Alessandra do Brumado, a pedofilia é um grande mal que deve ser combatido. “Vemos todos os dias na mídia casos revoltantes de abuso de crianças e adolescentes e às vezes pensamos que são situações distantes de nossos círculos de convivência, mas tudo isso pode estar acontecendo perto de nós. As pessoas precisam ter coragem de denunciar e fazer frente a estes abusos. O Promotor Carlos Fortes trouxe hoje para nós informações valiosas sobre o combate a pedofilia, todos aqui ficaram emocionados com os relatos do Promotor. Devemos abraçar essa campanha e nos colocar, cada vez mais, contra a pedofilia”, afirmou a Vereadora.
Vereaodra Alessandra do Brumado junto com o Promotor de Justiça Carlos Fortes
Vereadora Alessandra do Brumado junto com o Promotor de Justiça Carlos Fortes
Vereadora Alessandra do Brumado junto com a Promotora de Justiça da Comraca de Brumadinho, Ludmila Costa Reis e Servidoras do Forum de Brumadinho
Vereadora Alessandra do Brumado junto com a Promotora de Justiça da Comarca de Brumadinho, Ludmila Costa Reis e Servidoras do Fórum de Brumadinho
Cerca de 60 pessoas compareceram à palestra
Cerca de 60 pessoas compareceram à palestra