TJ e AL renovam parceria para transmissão de telejornal


Redação
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a Assembleia Legislativa renovaram por mais um ano a parceria que têm desde julho de 2011 para a transmissão do telejornal do Poder Judiciário - TV.JUS - na TVAL (canal 30), sem ônus para a Justiça Estadual. O compromisso foi firmado pelo presidente do TJMT, Orlando Perri, e pelo presidente do Legislativo, José Riva, na tarde desta terça-feira (23 de abril).
Perri aproveitou o encontro para pleitear a ampliação do Termo de Cooperação. Ele solicitou a transmissão ao vivo das sessões do Tribunal Pleno, que acontecem em três quintas-feiras do mês, no período vespertino. De pronto o parlamentar atendeu o pedido. “Vamos ajustar a nossa grade de programação para priorizar essa transmissão. Fazemos isso com o maior prazer, porque entendo que o Poder Judiciário avançou muito e a sociedade precisa conhecer as suas ações. A TVAL não é da Assembleia, mas do Estado”, frisou Riva.
O magistrado ficou bastante satisfeito com o novo acordo que promoverá maior transparência e publicidade dos atos relacionados à Justiça Estadual. Ele lembrou que historicamente o Poder Judiciário sempre foi muito fechado, mas que nos últimos tempos passou a ser mais acessível. “A instituição era tão fechada que houve um presidente que chamou a instituição de caixa-preta. A imprensa só divulgava coisas ruins por conta disso, agora temos a chance de também mostrar as coisas boas”, salientou o magistrado.
O secretário de comunicação da ALMT, jornalista Osmar de Carvalho, destacou que quanto mais a TVAL abre espaço, mais tem ganhos, tanto de público quanto de transparência e qualidade na programação. “Cada vez mais a TVAL está se transformando em uma TV pública de Mato Grosso e, por conta disso, tem o compromisso de abrir a grade para informações e serviços de utilidade pública”, observou.
Segundo o superintendente da TVAL de Mato Grosso, Wanderley de Oliveira, dentre as 23 emissoras vinculadas às Assembleias Legislativas e 54 relacionadas às Câmaras Municipais no país, esta é a única a se associar com o Poder Judiciário para difundir as suas ações.
O sinal analógico da TVAL chega a 15 municípios da Baixada Cuiabana pela TV aberta (canal 30). Ela também pode ser conferida na TV a cabo (canal 16) e daqui a um mês será inaugurada com sinal digital no canal 61, via satélite. O alcance será de 40 municípios.