Cadeia leiteira de Juruena recebe qualificação técnica requerida por Mauro Savi; deputado também viabiliza que produção de mandioca seja comercializada em Cuiabá
Pequenos produtores rurais de Juruena (distante 830 km ao norte de Cuiabá) acabam de receber do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), a importante intermediação junto ao Governo de Mato Grosso, para a capacitação técnica de dezenas de trabalhadores rurais que trabalham diretamente na produção e comercialização do leite bovino.
Conforme o coordenador da Cadeia do Leite, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Carlos Dorileo Leite, o trabalho é feito em parceria com instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) e objetiva promover a capacitação continuada, onde o resultado possibilite aos produtores maior qualidade no produto final.
O auxílio técnico reivindicado pelo deputado Mauro Savi, segundo Dorileo, vai beneficiar já a partir do próximo dia 22 de abril, a qualificação de engenheiros agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários e técnicos agropecuários, que já tenham alguma ligação com a produção leiteira da região. A gente sabe que o maior gargalo na produção do leite é a assistência técnica. Em dezembro de 2008 foi lançado o Programa Mato-grossense de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, com três pilares bem definidos: a qualidade do leite; o aumento da produção e produtividade do rebanho leiteiro; e a modernização das indústrias de laticínios e diversificação dos produtos. Então, com essa capacitação, a gente tende a fazer com que o produtor aumente essa produção do leite com qualidade e atendam todos os produtores do Estado de Mato Grosso, explicou o coordenador da Sedraf.
Uma comitiva de vereadores de Juruena, viu no deputado Mauro Savi o caminho mais curto para conseguir alavancar, por meio da cadeia leiteira, a economia dos produtores rurais daquela região. Já temos também garantido pelo deputado, para nós, o calcário para o melhoramento do solo para trabalharmos, também ganhamos o sêmen de várias raças de gado para o melhoramento genético da bacia leiteira, além do apoio da Sedraf, que dia 22 teremos já uma reunião de capacitação para trabalharmos nessa área de melhoramento genético, disse o vereador Sérgio Casagrande (PR).
O mesmo grupo político e de produtores de Juruena ainda recebeu do deputado Mauro Savi outro apoio prático, que deve influenciar positivamente na economia agrícola do município: a inserção da comercialização em Cuiabá, da mandioca embalada a vácuo pelos produtores daquela região e também da farinha de mandioca, produtos que inclusive já têm selo de inspeção sanitária, que garante sua origem e qualidade.
Nesse sentido, coube ao primeiro-secretário Mauro Savi, intermediar junto à Secretaria de Agricultura de Cuiabá, um encontro onde os produtores juruenenses pudessem apresentar seus produtos, que em breve, devem ganhar o mercado cuiabano a preços competitivos, uma vez que seriam transportados do norte do Estado para a Capital, por frete indireto, ou seja, aproveitando caminhões que levam frios para Juruena e que, ao invés de voltarem vazios, trariam por um preço mais barato a mandioca e a farinha daquela região.
A pedido do deputado Mauro Savi, que é um grande parceiro, estamos recebendo esses produtores de Juruena e o prefeito Mauro Mendes já determinou um rearranjo nos terminais de abastecimento que representam um grande volume de comercialização em Cuiabá e queremos dar oportunidade para que essa produção possa ter espaço aqui, atestou o secretário municipal de agricultura, Jilson Francisco, destacando ainda o selo de inspeção estadual da mandioca in natura, embalada a vácuo e também da farinha.
O vereador Alexsandro Gomes (PSB) se disse impressionado com a agilidade com que o deputado Mauro Savi e sua assessoria auxiliaram a comitiva de Juruena e seus pleitos. Já para o vereador Amilton Leme dos Santos (PMDB), as conquistas que sua comitiva obteve em Cuiabá superaram as expectativas. A gente sai daqui feliz, com o coração aberto. O atendimento que o deputado Mauro Savi nos deu foi muito especial pra nós, essa questão da mandioca é muito importante pra nós e o Mauro Savi é um companheiro de sempre, tanto que tem muitas obras dele no município de Juruena, atentou Amilton Leme.
O presidente da Cooperativa Mista das Atividades da Agropecuária e da Agroindústria de Juruena (Cooperju), Everli Roman, garantiu que a produção de mandioca e de farinha de mandioca é suficiente para abastecer também o mercado cuiabano. Ele também enalteceu o apoio conseguido junto ao primeiro-secretário da Assembleia Legislativa. As pessoas lá em Juruena estão esperando uma resposta nossa e vão ficar muito satisfeitas quando ouvirem que nós conseguimos aqui, com o deputado Mauro Savi, o que viemos buscar, afirmou.
Mais informações:
Assessoria da 1ª Secretaria
(65) 3313-6519
Autor: PAULO COELHO/ Assessoria da 1ª Secretaria





