Dia 18 de maio terá amplo debate sobre o tema. Expectativa é mobilizar a sociedade e alertar sobre a importância de denunciar casos de violência sexual
ITIMARA FIGUEIREDO / Assessoria da Presidência
Vilson de Jesus
Audiência Sala da Mulher com conselhos tutelares e promotoria de justiça
A Sala da Mulher da Assembleia Legislativa intensificou os debates para definir a programação do evento que será realizado no dia 18 de maio, data oficial de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. O objetivo é promover uma grande mobilização que abranja todos os municípios, servindo de alerta para a importância do trabalho preventivo e de denúncia dos crimes.
Coordenadora da Sala da Mulher e secretária de Estado de Cultura, Janete Riva se reuniu na última quarta-feira (27), com representantes da sociedade organizada para tratar sobre a programação do evento.
“Discutimos sobre as ações que empreenderemos no mês de maio, para mais uma vez, alertar a população sobre tais violências, conscientizando a todos sobre a necessidade de denúncia e de reação contínua às mazelas sociais”, destacou a coordenadora.
Janete Riva destaca que a prevenção é uma forma de amenizar a questão, já que por meio do conhecimento, a população pode se valer dos seus direitos e buscar ajuda. A coordenadora disse que muitas vezes as mães deixam de denunciar por medo de perder o amparo financeiro e a vítima, por sua vez, não fala por sofrer graves ameaças.
“Então é necessário que cada setor da sociedade organizada possa dizer o que e como podemos fazer para banir os atos de violência sexual contra nossas crianças e adolescentes. Queremos pactuar para que as ações sejam realizadas durante o ano inteiro”.
O secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues, sugeriu a instituição de um calendário para que sempre no dia 18 de cada mês, sejam realizadas ações de combate à pedofilia. E anunciou o reaparelhamento dos conselhos tutelares para melhorar o trabalho dos agentes. “Cuiabá terá um conselho tutelar modelo para o país”, disse, ao garantir a construção de uma nova sede na Capital em virtude da Copa do Mundo de 2014.
“O Estado está completamente comprometido com a causa. Mato Grosso quer romper um paradigma, para que a mobilização não seja somente em maio. O Estado cuida das obras para a copa e também do seu povo”, afirmou a assessora especial da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência social (Setas), Marcia Gebara.
Na oportunidade, a promotora de Justiça, Lindinalva Rodrigues lembrou a necessidade do fortalecimento da rede para o combate de crimes contra crianças e adolescentes. Especialmente, porque, segundo ela, o crime acontece, na maioria das vezes, dentro de casa. E que além da punição do agressor, é preciso oferecer tratamento da criança abusada. As denúncias podem ser feitas através do disque 100.
Da mesma forma, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Átila Calonga, concordou de que a ação deve ser integrada para atingir as metas estabelecidas.
Mais informações
Assessoria da Presidência
(65) 3313-6568/ 9952-1211/ 9976-5887
Fonte: Sala da Mulher conclama parceiros para ações de combate à pedofilia :: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Visite o website: http://www.al.mt.gov.br/
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com