Riva destaca parceria com TJ e garante transmissão das sessões do Judiciário


Foi firmada a continuidade da transmissão do TV.JUS pela TV Assembleia e sessões do pleno do TJ serão transmitidas ao vivo, às quintas-feiras

KLEVERSON SOUZA / Assessoria da Presidência

Maurício Barbant/ALMT
Assinatura de convênio entre ALMT e TJMT para transmissão de programas do judiciário na TVAL
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), destacou a parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) durante a assinatura nesta terça-feira (23), da renovação do Termo de Cooperação Técnica para a continuidade da transmissão do informativo do Poder Judiciário, o TV.JUS, na grade de programação da TV Assembleia.
Durante o ato realizado no gabinete da presidência da Casa de Leis, o presidente do TJ-MT, desembargador Orlando Perri, solicitou a transmissão ao vivo das sessões ordinárias do Tribunal Pleno, três quintas-feiras por mês, das 14h às 19h. O pedido foi prontamente atendido por Riva, que garantiu o espaço e ressaltou a importância de levar informação sobre a atuação dos poderes constituídos à sociedade mato-grossense.
“A TV Assembleia é um instrumento de cidadania, possibilitando que a sociedade acompanhe as sessões, audiências públicas, reuniões de comissões, solenidades, ou seja, permite a transparência com a população. A parceria com o TJ é importante para que o Poder Judiciário leve informação à comunidade. Neste evento, foi solicitada a transmissão ao vivo das sessões do Pleno e vamos atender o pedido que é fundamental na divulgação das ações”, afirmou Riva.
As sessões do Judiciário começam a ser transmitidas ao vivo após adequações que serão promovidas pelo TJ para possibilitar a veiculação. 
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, a TV Assembleia foi instrumento importante para melhorar a imagem da Casa de Leis. “Sempre demos abertura aos poderes e essa parceria com o TJ nos orgulha. Já convidamos o Governo do Estado para também transmitir as suas informações aos cidadãos”, argumentou.
A renovação do acordo entre os poderes Legislativo e Judiciário foi por mais um ano, permitindo a veiculação semanal do informativo TV.JUS. O presidente do TJ agradeceu a parceria e falou sobre a abertura das ações à sociedade.
“A TV Assembleia um importante canal de comunicação em Mato Grosso e por isso, além da renovação, solicitamos a ampliação da parceria com a transmissão ao vivo das sessões do TJ. Agradecemos todos os deputados estaduais, pois esta decisão permitirá que o Poder Judiciário, que sempre foi mais fechado, se abra para a população. Os julgamentos precisam ser públicos e mostrar em TV aberta é transparência das ações”, disse o desembargador Orlando Perri.
O secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa, Osmar Carvalho, observou que o Poder Legislativo abre as portas da grade de programação aos órgãos públicos. “A TV Assembleia está se consolidando como uma emissora que atende as necessidades do público de Mato Grosso. Demonstra transparência, vontade de levar as ações dos poderes à sociedade”.
Nos últimos dias, a Assembleia Legislativa recebeu equipamentos digitais na ordem de R$ 3 milhões, doados pelo Congresso Nacional. Após a implantação do sistema digital, será feita a elevação do sinal para o satélite, permitindo que todos os municípios recebam a programação da TV Assembleia. “Será um avanço importante, permitindo que a nossa programação chegue a todos os lares de Mato Grosso”, afirmou o superintendente da TV Assembleia, Wanderley Oliveira.
A TV Assembleia foi criada há 11 anos no Estado e é transmitida pelo canal 30 na TV aberta e canal 16 a cabo, para 15 municípios de Mato Grosso. Com o sistema digital, será assistida pelo canal 61. A TV é a única legislativa do Brasil que abre espaço na programação para os demais poderes.
LEI DE EFICIÊNCIA – Durante a reunião, Riva presenteou Orlando Perri com uma cópia do estudo “MT Mais Eficiente”, realizado no ano passado pelo renomado economista Paulo Rabello de Castro, da RC Consultores, à pedido da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com a Assembleia Legislativa.
O presidente do TJ disse que após analisar o estudo, disponibilizará ao setor de planejamento do Poder Judiciário para que oriente nas ações.  
Também participaram do ato, os deputados Mauro Savi (PR), Romoaldo Júnior (PMDB), Antônio Azambuja (PP), Pedro Satélite (PSD), Jota Barreto (PR), Wagner Ramos (PR), Ondanir Bortolini, o Nininho (PR), Airton Português (PP) e Luiz Marinho (PTB).
Mais informações
Assessoria de Imprensa da Presidência
Fones: 3313-6568/ 9976-5887