Reitora da Unir participa de debate sobre violência sexual no TJRO


Berenice Tourinho coordenou pesquisa recente sobre o tema no entorno das usinas.
Porto Velho/RO - A "violência sexual contra criança e adolescente e o sistema de proteção em Rondônia" serão debatidos em palestra proferida pela reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Dra. Berenice Tourinho, no dia 03 de maio, às 8h, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia. 

O evento idealizado pelo TJRO por meio do 2º Juizado da Infância e da Juventude contará com a presença do Juiz Titular do 2º JIJ, Dalmo Antônio C. Bezerra, da assistente social Denise de Carvalho Campos e do psicólogo Marcos Paulo Soares, que atuarão como debatedores. No dia 18 de maio é comemorado o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Segundo relatório de uma ONG que luta por maior ação dos governos e da sociedade civil para combater a violência sexual, mais de 200 milhões de crianças foram vítimas de violência sexual no mundo e quase metade das agressões são cometidas contra meninas menores de 16 anos. Em palestra realizada em 2012, a reitora revelou estudo que afirma que 31% das vítimas sofreram abusos por agressores de fora da família. Em 28,9% dos casos registrados, padastro (46,1% das vezes), tios ou os próprios pais são os causadores das agressões; 17,5% são vítimas de exploração sexual. 

Berenice Tourinho é estudiosa no campo da defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Já atuou como coordenadora de pesquisa e militante em projetos de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes no entorno das usinas, em parceria com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA). Foi ainda coordenadora da Comissão de Políticas Públicas e Orçamento do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de RO. 

Assessoria de Comunicação Institucional