Dados são da Delegacia de Defesa da Mulher na cidade.
Números correspondem ao período de janeiro ao início de abril.
Comente agora
Entre os meses de janeiro e início de abril de 2013, 21 casos de abuso sexual contra crianças foram registrados emItapetininga (SP). De acordo com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o número é alto.
Ainda segundo levantamento da Polícia Civil, em 2011, foram registrados 64 casos. Em 2012, foram 68.
Em todo o Estado de São Paulo, os números da violência sexual contra menores de idade têm crescido. De acordo com a Secretaria de Segurança Púlica, de 2005 a 2012 houve um crescimento médio anual de 19,7% neste tipo de crime, o que significa um aumento de 230% no período de sete anos.
saiba mais
De acordo com a delegada da DDM, Leila Tardelli, diversos fatores contribuíram para o número aumentar. Entre eles, uma mudança no código penal. Antes eram considerados estupros apenas casos onde havia violência ou grave ameaça. A partir de 2009, quem acariciar menores de 14 anos ou com deficiência mental ou ainda sem discernimento do ato, também está cometendo crime e pode pegar até 15 anos de prisão. “Acredito que aumentaram também o número de denúncias. As pessoas têm denunciado mais, portanto, esse resultado se deve a isso”, ressalta.
Ainda segundo a delegada, o mais importante para evitar a violência é ficar atento. “A característica desse crime é que o agressor é sempre uma pessoa conhecida da criança ou adolescente. Ele sempre tem livre acesso à casa da família da vítima. Isso não, quando é um próprio parente. Muitas vezes o agressor ameaça a vítima e é neste momento que ocorre uma mudança de comportamento. A vítima começa a repetir atos que normalmente não são comuns à idade. Se isso ocorrer, é possível que essa criança pode estar sendo vitima de violência sexual”, alerta.





