A Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), da Polícia Civil, sediou pela primeira vez a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, formado por representantes de órgãos governamentais e organizações não governamentais.
O encontro teve como pauta a organização da Semana de Enfrentamento à Violência Sexual infanto-juvenil, que será realizada de 13 a 17 de maio deste ano. O evento terá uma ampla programação que reúne desde atividades lúdicas para crianças até uma caminhada, que vai encerrar a semana alusiva ao dia 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes.
A reunião aconteceu na sexta-feira (19), na sede da DAV, que funiona na Delegacia Geral, onde estiveram reunidos representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas); Centro de Defesa da Criança e Adolescente (Cedeca) da República de Emaús; Projeto Rádio Margarida; Programa Pro Paz; Ministério Público do Estado; Prefeitura de Belém e Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Comitê tem como coordenadora a representante do Cedeca/Emaús, Alessandra Cordovil.
A titular da DAV, delegada Simone Edoron, explica que o Comitê atua na mobilização dos demais órgãos para a garantia de uma ação integrada de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil. No período de 13 a 17 de maio, detalha a delegada, o Comitê vai focar as ações nos distritos de Icoaraci e nas ilhas de Outeiro e Cotijuba, na Grande Belém, áreas que dispontam no número de atendimentos de casos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
Durante a programação, haverá prestação de serviços dos órgãos públicos envolvidos na ação integrada, como palestras nas escolas. A Polícia Civil disponibilizará uma Delegacia Móvel do Pro Paz Integrado que, em parceria com a DAV, vai atender registros de ocorrências policiais e acolher denúncias, além da distribuir material informativo sobre a questão da violência contra menores.
No dia 17 de maio, está prevista a realização de uma caminhada no distrito de Icoaraci com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. "Nossa meta é chamar outras instituições para estabelecer contatos e aderir à mobilização", detalha a delegada. Os integrantes do Comitê Estadual voltarão a se reunir para tratar da programação no próximo dia 26.






