O projeto Navegando nos Direitos retoma as atividades de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em Paranaguá, nesta quinta-feira (25). Realizado pela Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência há oito anos, o projeto em 2013 tem o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Atua desde 2006 em Paranaguá buscando o fortalecimento e colaborando na articulação da rede de proteção através de práticas de prevenção que são desenvolvidas por meio da educomunicação, em diversas escolas do município. Para a gestora do projeto e educomunicadora, Lucimeire Martins, este encontro é essencial para fortalecer as parcerias. “As articulações vem acontecendo desde dezembro de 2012, mas é neste momento que todos os parceiros têm oportunidade de se conhecer, trocar contatos e alinhar propostas”, afirma.
Além de professores e estudantes das escolas envolvidas, deverão estar presentes ainda apoiadores do projeto, representantes da rede de proteção de Paranaguá e ex-participantes.
Expectativa
O convite para participar foi enviado a todos os colégios estaduais de Paranaguá, mas apenas cinco foram selecionadas e serão conhecidas no dia do lançamento. A escolha foi realizada com apoio do Núcleo Regional de Educação e a seleção dos alunos contou com apoio da equipe pedagógica de cada colégio. “As escolas que, porventura, não tenham sido selecionadas poderão acompanhar o projeto de outras maneiras”, avisa a gestora.
Atuação política e participativa
Uma das principais propostas para o Navegando, em 2013, é aproximação dos jovens e da rede de proteção. De acordo com a gestora, o município conta com um número significativo de jovens que atuam no movimento estudantil, são engajados em lutas sociais e em incidência política. “Queremos que o projeto seja um canal de diálogo entre os jovens e os órgãos que atuam na proteção de crianças e adolescentes no município, possibilitando assim uma ação conjunta, dinâmica e forte”, ressalta Martins.
Mobilização
Durante o carnaval de 2013, ex-participantes do projeto realizaram uma mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes que resultou em um vídeo que será apresentado durante o lançamento. A ação foi realizada no Balneário de Santa Terezinha, litoral paranaense.
>> Artigo escrito pela Central de Notícias do Direitos da Infância e Adolescência - Ciranda.
>> Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.





