MS vende mais pacotes


Campo Grande está atraindo mais turistas do que Cuiabá, que é uma das cidades-sedes, segundo dados da Embratur


Turistas têm acesso a passagens de avião para assistir os jogos na Arena Pantanal por R$ 60
HELSON FRANÇA
Da Reportagem

A Secretaria de Turismo de Cuiabá pretende, até o fim do ano, montar um quiosque no Shopping Rio, localizado na capital carioca, para promover a cidade e as belezas naturais de Mato Grosso, em vista da Copa do Mundo que acontece no próximo ano.

De acordo com o secretário de Turismo de Cuiabá, Marcus Fabrício, a medida faz parte de um conjunto de ações para impulsionar a venda de pacotes turísticos, tendo em vista que Campo Grande (MS) tem vendido muito mais pacotes em nome da Copa do que a capital mato-grossense - uma das 12 cidades-sedes -, conforme dados da Embratur.

"Na nossa pesquisa, consta que 50 mil pessoas transitam diariamente pelo Shopping Rio, quase metade, estrangeiras", pontuou Fabrício.

Os problemas na exploração do potencial turístico da cidade e de Mato Grosso para o evento têm preocupado o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB).

“Sem nem ser sede, Mato Grosso do Sul tem explorado melhor suas qualidades, associando-as à Copa de maneira mais eficiente do que nosso Estado. Sei que por lá saem muitos mais pacotes turísticos para o evento do que por aqui. É preciso rever alguns conceitos", afirmou, durante uma reunião ocorrida no Tribunal de Justiça, em que se discutia a situação do Complexo da Salgadeira

Enquanto Cuiabá e o Estado encontram dificuldades para se promoverem diante do mundo, agências de Campo Grande, estimuladas pelo poder público, já vendem pacotes oferecendo estadias e visitas ao pantanal, além de passagens de ida e volta à capital mato-grossense, de avião, a preços módicos (em torno de R$ 60) - para aqueles interessados em assistir os jogos.

Cerca de 80% da região pantaneira encontra-se em Mato Grosso do Sul e 20% em Mato Grosso.

Conforme o diretor de Turismo de Bonito (MS), Clayton Castilho Gomes, ações de marketing foram planejadas pelas autoridades há pelo menos quatro anos e são desenvolvidas em São Paulo, Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu, onde “há entrada muito grande de turistas”.

Fora o quiosque no shopping carioca, dentre as ações a serem implementadas pela Secretaria de Turismo de Cuiabá para "dar um gás" na divulgação da "Cidade Verde", encontra-se a participação no "Goal To Brasil", evento a ser realizado em Lima, no Peru, no dia 29 de abril deste ano.

O principal objetivo do evento é promover no mercado internacional, por meio de exposições e workshops, os atrativos turísticos brasileiros e as cidades que sediarão o Mundial.

A Secopa espera receber 70 mil turistas no Estado para o evento. 

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=429522