Os moradores da região pedem pelo espaço de lazer reformado para poder voltar à prática esportiva
O mini-estádio Oracina de Moraes, conhecido como “Britão”, no bairro Parque Cuiabá, que deveria estar promovendo o lazer e o esporte no bairro, há mais de três anos vem servindo como ponto de uso de drogas e desvio de pedestres que se arriscam em passar pelo local. Os sanitários estão quebrados e o local tem forte odor e lixo. Pelo chão, papelotes de entorpecentes e até preservativos são encontrados.
Em contato com o RepórterMT, o chefe de oficina, Camilo Júnior, de 32 anos, enviou fotos do antes e depois do mini- estádio. ‘Precisamos de ajuda. Só pedimos por um local de lazer para que nossas crianças cresçam no esporte e não nas ruas correndo risco de virar delinquentes”, disse Camilo.
Luciano Tonholi, que reside nas proximidades, lamenta a condição de abandono. “Precisamos de ajuda para divulgar. Precisamos que as autoridades vejam o problema e nos ajudem”, disse Tonholi.
A escolinha de Futebol do Wanderley, arrisca e usa o local para dar treino para algumas crianças, mesmo sem estrutura. “O gramado continua bonito, pois é cuidado pelo professor, porém os trilhos que pedestres estão fazendo, ao passar pelo campo para desviar e encurtar o caminho estão, cada vez mais, dividindo o campo”, disse Camilo. O local também não tem alambrado nem vestiário. "Sem bebedouro, sem banheiro, sem iluminação e sem limpeza, o local tem sido frequentado na maioria das vezes por usuários de drogas e marginais e não por moradores”, disse Camilo.
Outro lado
O secretário de Esportes de Cuiabá, Carlos Brito, disse que, como o mini-estádio do Parque Cuiabá, os outros 32 espalhados pela cidade estão em situação semelhante. Ele cobra a participação da comunidade para preservar. “Precisamos da participação da sociedade para conservar e manter o espaço. Não adianta a prefeitura reformar e, meses depois, o lugar já estar destruído por vândalos”, explicou Brito.
Sobre o local, Brito disse que através de pedidos dos moradores em ofício, visitou o mini-estádio há duas semanas junto com os técnicos da secretaria e já há um projeto sendo elaborado. “É lamentável o estado em que se encontra esse mini-estádio, totalmente destruído. Os técnicos já estão fazendo o projeto de reforma e nos próximos dias deverá sair o valor da obra”, disse.
Até o final do mês, o secretário deve se reunir com o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) para apresentar os projetos e lançar o edital para a reforma de alguns estádios. “O critério para a ordem que vai iniciar a reforma é apenas o interesse da comunidade. Os moradores que estão pedindo a reforma e se comprometendo a preservar depois, esses bairros serão atendidos primeiro”, afirmou.
Reportermt





