Com tantos problemas de gestões passadas para resolver o prefeito Mauro Mendes(PSB) está pensando se vai tocar adiante o projeto de implantação do Bus Rapid Transit (BRT) para atender os bairros em Cuiabá em apoio como sistema alimentador do Veículo Leve Sobre Trilhos(VLT).
O projeto foi aprovado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana Médias Cidades, mas mesmo assim Mauro quer analisar ainda o projeto e a viabilidade. Mauro quer ver a capacidade de financeiro de Cuiabá para contrair esse financiamento.
O financiamento está sendo analisado pela Caixa Econômica Federal. O projeto é do ex-prefeito Chico Galindo(PTB) que em 2012 verificou junto a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) a capacidade de endividamento de Cuiabá e que haveria uma margem de R$ 500 milhões com prazos diferenciados de pagamento por ser cidade sede da Copa.
Mauro no entanto prefere ser mais cauteloso e pode não dar continuidade ao BRT que foi idealizado por Galindo , dentro do PAC Médias Cidades, com um valor de R$ 110 milhões já aprovados especificamente para o BRT. Só que seriam necessários pelo menos 24 meses para a viabilização do projeto de implantação o que para a Copa não iria adiantar de nada, já que o primeiro jogo acontece já no ano que vem.
Sem BRT, Mauro terá que ver o que poderá fazer para aumentar frota e garantir que os cidadãos possam ter acesso ao VLT vindo dos bairros.
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