Estudantes brigam com estilete em sala de aula


Imagens de uma briga entre alunos da Escola Estadual Silvestre Gomes Jardim, em Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá, dentro da sala de aula foram registradas por um estudante pelo celular. O vídeo disponibilizado pela mãe do aluno, que pediu para não ter o nome divulgado, mostra duas garotas brigando e, em seguida, colegas tentando tirar um estilete da mão de uma delas.
A assessoria pedagógica da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que a briga foi iniciada por uma adolescente, cuja idade não foi informada, que, anteriormente, já teve problemas na instituição. Após o episódio, ocorrido em março deste ano, o Conselho Tutelar foi acionado e a adolescente que estava com o estilete foi transferida de escola. Além disso, a assessoria também informou que essa não é a primeira vez que acontece isso e que está ajudando a escola a se reestruturar.
A mãe do aluno que gravou o vídeo disse ter ficado indignada com a situação. “Fiquei muito chocada ao ver uma criança que, em vez de estar brincando, está pegando uma faca para tentar cortar a outra”, avaliou.
A preocupação dela ainda é maior porque constantemente o filho é vítima de 'bullying'. A mãe contou que o filho sobre com as brincadeiras maldosas dos colegas devido a algumas características físicas do garoto e que, por isso, ele não se sente motivado a estudar.
Para o promotor de Justiça, Ari Madeira, esses problemas são causados por falhas na aplicação dos direitos e deveres do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “O que está acontecendo dentro das escolas é um reflexo do que acontece na sociedade. Nós temos falhas terríveis, inclusive por parte do poder público”, pontuou.
Segundo levantamento da Polícia Militar de Rondonópolis, somente neste ano foram registradas 2.500 ocorrências envolvendo adolescentes, inclusive dentro das escolas. Esse número corresponde a 10% de todos os crimes atendidos no município.