Estado destaca ações para desenvolvimento econômico e social de Cuiabá


Da Redação
O município de Cuiabá tem muito a comemorar no seu aniversário de 294 anos, não somente pela visível transformação em sua infraestrutura, como também pelos significativos avanços na geração de emprego e renda no desenvolvimento social obtidos nos últimos anos. Desde a implementação do Plano Mato Grosso Sem Miséria, no final de 2011, em consonância com o Brasil Sem Miséria, mais de 64 mil pessoas saíram da linha pobreza no Estado de Mato Grosso, sendo que grande parte delas estavam concentradas na capital mato-grossense e nos municípios circunvizinhos.
Esse resultado é fruto de ações conjuntas entre União, Governo do Estado e Prefeituras Municipais ao colocar em prática o programa de transferência de renda estadual, Panela Cheia, aliado aos programas federais Bolsa Família e Brasil Carinhoso, entre outras ações inseridas no Plano com foco na erradicação de extrema pobreza.
De acordo com os dados mais recentes apresentados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), ainda existem em Cuiabá 52.224 famílias registradas no Cadastro Único, ou seja, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
E para atender esse público preferencial nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), também oferece suporte técnico aos gestores e técnicos municipais com a realização de capacitações e treinamentos.
Já para fomentar a geração de emprego e renda na Capital, que nos seus quase 300 anos de fundação vivencia uma das maiores procuras por mão de obra qualificada, o Governo estadual disponibiliza de forma gratuita à população cursos de qualificação profissional nas mais diversas áreas.
Com o foco nas oportunidades geradas com a preparação de Cuiabá para os jogos da Copa do Mundo de 2014 e pós-Copa, foi desenvolvido o programa Copa em Ação, uma iniciativa que já qualificou mais de três mil trabalhadores em Cuiabá e que desde o inicio de 2013 disponibilizou outras1.500 mil vagas em mais de 40 opções de cursos.
As qualificações são voltadas para os setores de indústria, comércio, serviços e construção civil, áreas com intensa demanda de mão de obra no atual contexto de desenvolvimento econômico do Estado.
Desempregados, mulheres chefes de famílias e pessoas participantes dos programas de transferência de renda constituem o público prioritário do programa. Contudo, o Copa em Ação também oferece cursos de qualificação para quem está no mercado de trabalho e continua em busca de aprimoramento profissional.
Outra ação desenvolvida pela Setas-MT que tem contribuído com a geração de renda familiar nas comunidades cuiabanas é o Mulheres Empreendedoras. Em 2012, foram qualificadas 1300 mulheres em 30 bairros de Cuiabá. Devido ao sucesso do programa e alta procura pelas participantes, para 2013 a iniciativa foi expandida para 75 bairros, contemplando mais 2.300 mulheres.
O Sine Estadual, mais conhecido como a Casa do Trabalhador, também contribui com o desenvolvimento social do município com o encaminhamento dos trabalhadores ao mercado de Trabalho. Nos últimos três anos, mais de 300 mil pessoas foram atendidas pelo Sine, sendo que grande parte delas com o encaminhamento para as vagas abertas no mercado de trabalho.
No rol das atividades desenvolvidas pela Setas-MT, cabe destacar ainda o atendimento a população em situação de extrema pobreza, com necessidades imediatas, para que seja dada condições de proteção a estas famílias. Com essa premissa, a Setas-MT também oferece programas como a doação de filtros de água, cestas básicas e confecção de documentos básicos, itens indispensáveis para o exercício da cidadania.
Além disso, o Governo do Estado disponibiliza outros programas de inclusão social, a exemplo do Mutirão Rural da Cidadania, Prato Popular, Microcrédito a Juro Zero e o próprio Casamento Comunitário, que depois de possibilitar a união de mais de 15 mil casais em todos o Estado, será mais uma vez realizado em Cuiabá, com data prevista para o mês de agosto deste ano. Sem contar com a sede do Ganha Tempo localizada no na região central de Cuiabá, com a finalidade de concentrar no mesmo local diversos serviços voltados ao pleno exercício da Cidadania, dentre eles, emissão de documentos e registro de boletim de ocorrência, totalizando mais dois milhões de atendimentos nos últimos três anos.
Na opinião da secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, o município de Cuiabá está prestes de vivenciar um dos melhores momentos de sua história, com a preparação de uma Capital bem estruturada, aliada à execução de ações concretas no combate à extrema pobreza que possibilitam melhores condições de vida para a população.
“É nossa missão do Governo trabalhar em prol do desenvolvimento de Mato Grosso como um todo e levando em consideração a importância da nossa querida Capital no contexto do desenvolvimento socioassistencial do Estado estão sendo realizados inúmeros investimentos tanto no combate à extrema pobreza como na geração de melhores oportunidades de emprego à população”, afirmou Roseli Barbosa, parabenizando Cuiabá pelos seus 294 anos.