Daltro reafirma que Riva é o nome do PSD ao Governo


Vice-governador rejeita ser candidato e diz que sigla não tem “Plano B”

Mary Juruna/MidiaNews
Clique para ampliar 
Chico Daltro insiste que não pensa em disputar o Paiaguás e lança Riva
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O vice-governador e presidente regional do PSD, Chico Daltro, afirmou que o único possível candidato do partido ao Governo do Estado nas próximas eleições é o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva.

Apesar de, atualmente, ser o segundo no comando do Estado, Daltro rejeita a possibilidade de disputar a chefia do Executivo estadual em 2014, e afirmou que, se Riva não for candidato à sucessão de Silval Barbosa (PMDB), a tendência é de que o PSD apoie o candidato de outro partido.

“Fui eu quem lançou o Riva ao Governo, desde a fundação do PSD, e estou trabalhando na candidatura dele para 2014. Nós temos candidato no PSD e chama-se José Riva. Não temos nenhum plano B dentro do partido. Nenhum partido constrói dois projetos dentro de si”, disse Daltro.

O presidente ressaltou que o nome de Riva para o Governo é consenso dentro do PSD, apesar de o próprio deputado afirmar, reiteradamente, que não tem a intenção de disputar as eleições de 2014.

“A candidatura do Riva é unificada no PSD, de Norte a Sul e de Leste a Oeste em Mato Grosso. O partido quer o nome dele. E, no momento adequado de os candidatos se pronunciarem, ele vai se manifestar”, afirmou.

O vice-governador também minimizou os entraves jurídicos vividos por José Riva, que corre o risco de ser condenado no Tribunal de Justiça em alguns processos.

Daltro disse ter certeza que o deputado será ficha-limpa no momento da convenção partidária que deve escolhê-lo como candidato, entre 10 e 30 de junho de 2014.

“Temos fortes convicções de que ele estará habilitado para ser candidato. E, se houver algum problema, discutiremos na época. Até as convenções, o nosso candidato é José Riva”, completou.

Composição 

No caso de Riva não aceitar – ou não puder – concorrer em 2014, o PSD deve formar uma aliança com um candidato a governador de outro partido.

“Se o Riva não for candidato, o PSD vai tomar a melhor decisão, inclusive, compor. Não temos nenhuma restrição de aliança, e as composições nacionais não interferem de modo algum na composição local”, disse Daltro.

O vice-governador observou que, apesar de estar dentro do Governo, não pode afirmar que o PSD apoiará um governo de continuidade à administração de Silval Barbosa. “Silval está encerrando seu segundo mandato e não é candidato. Portanto, não haverá continuidade do atual Governo”, disse.

“O que vamos fazer é dar continuidade a políticas públicas deste Governo e estabelecer novas politicas publicas. Pois cada momento tem uma necessidade diferente. O que era prioridade 30 anos atrás pode não ser hoje. Uma prioridade de hoje pode estar resolvida daqui alguns anos. E assim é a evolução do mundo”, concluiu Chico Daltro.
Mídia News