CREAS de Guaçuí prepara Dia de Combate a Violência Infantil


O CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social, órgão da Secretaria de Assistência Social de Guaçuí está preparando uma campanha contra a violência infantil para os dias 17 e 18 de maio. A ação faz parte do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que é lembrado todo dia 18 de maio. Nos próximos dias a programação completa será divulgada, mas já estão confirmadas palestras, exposição de quadros e orientação aos profissionais que trabalham com crianças e adolescentes.
A exploração sexual infantil é uma das piores e mais perversas formas de violação aos Direitos Humanos.  A violência sexual contra crianças e adolescentes, principalmente entre crianças até 9 anos de idade,  é o segundo principal tipo de violência, ficando pouco atrás apenas para as notificações de negligência e abandono.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil foi criado em 18 de maio de 2000 pela Lei Federal nº 9970/00, com objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes. A data foi escolhida em razão do crime conhecido como “Crime Araceli”, nome de uma menina de oito anos de idade que foi estuprada e assassinada em Vitória (ES), em 1973. Os autores desta violência nunca foram punidos.
Desde então, todos os anos a data é marcada por solenidades e apresentação de ações de órgãos públicos e da sociedade civil no combate a esta grave violação de direitos humanos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaçuí