CREA atesta condição de terreno e vereadores cobram construção da UPA Pascoal Ramos


camaraOs vereadores Arilson da Silva (PT) e Maurélio Ribeiro (PSDB) cobraram durante a sessão da Câmara Municipal, desta quinta-feira (04), que o prefeito Mauro Mendes (PSB) dê prosseguimento a obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pascoal Ramos. Os parlamentares ressaltaram que não há mais desculpas para adiar a obra, uma vez que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) atestou a boa condição do terreno para a construção da unidade de saúde.

A UPA Pascoal Ramos deveria ter sido concluída no ano passado. No entanto, há aproximadamente um mês, o prefeito Mauro Mendes anunciou que deveria procurar outro local para a construção da unidade, uma vez que o terreno seria pantanoso e os responsáveis pela obra não estariam conseguindo drenar toda a água do local.
Diante da justificativa apresentada, os vereadores formaram uma comissão e foram ao local averiguar.  Solicitaram um laudo do CREA para saber a real condição da área.  O documento, entregue essa semana, atestou a UPA pode ser construída no local sem problemas.
“A questão técnica está superada, Temos um laudo do CREA que atesta que o local é adequado para a construção de obra de qualquer tipo. R$ 2,6 milhões estão garantidos. Estamos perdendo recursos federais mês a mês pela não construção imediata dessa UPA. Pessoas perdendo as vidas. Queremos a imediata iniciação da construção da UPA no Pascoal Ramos”, disse Arilson da Silva.
Os moradores do Pascoal Ramos estiveram nesta manhã na Câmara cobrando uma solução por parte dos vereadores.  Moram na região aproximadamente 200 mil habitantes. A UPA é projetada para atender 250 mil pessoas em casos de urgência e emergência. .
Outra justificativa apresentada pela secretaria municipal de Saúde é que 20% dos recursos destinados aos aditivos já teriam sido gastos em terraplanagem e drenagem do terreno. Os recursos não seriam suficientes para concluir a construção nesse terreno.
O vereador Maurélio Ribeiro disse que chegou a hora da prefeitura parar de buscar subterfúgios para justificar a não construção da UPA naquele local.
“Como foi derrubada a tese do terreno, agora apresentam a tese do aditivo. Chega dar de desculpas. Assuma que o povo do Pascoal é feio, que o bairro não merece atenção. Esse equipamento público não pode ser construído na mesma área que já foi feito uma policlínica, uma escola, uma creche e uma quadra de esportes? Apenas  esse trecho da UPA é inviável?”
Maurélio ainda destacou que se 20% dos aditivos já foram utilizados, a Câmara precisa executar seu papel fiscalizador.
“Se consumiu 22%, temos que começar ficar de orelha em pé em relação a prestação de contas do prefeito anterior. Algo está acontecendo ou aconteceu. Temos que fazer um pente fino. O povo espera que cumpramos essa missão”.
Maurélio destacou ainda que a construção da UPA Pascoal Ramos ajudaria a atender os casos de acidentes registrados na BR-364, uma vez que o novo Pronto Socorro ficará distante, pois será construído ao lado no Centro de Eventos do Pantanal.
“Corremos o risco de perder uma obra que prestará atendimento de urgência e emergência. A região do Pascoal Ramos é a que apresenta maior número de traumas, como acidentes, tiros, facadas, drogas. A UPA Pascoal Ramos precisa ser erguida para atender a necessidade do povo cuiabano. Os acidentes da BR 364 podem também ser atendidos ali. Não vamos deixar que interesses outros deixe que esqueçamos do nosso interesse principal.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com