Crianças que sofrem qualquer violência, seja abuso sexual ou não, terão consequências em várias áreas de seu desenvolvimento, acarretando alterações de comportamento na escola, na família e na comunidade.
Os sintomas que indicam a violência são: insônia, falta ou excesso de sono, medo aparentemente infundado, pesadelos, tremores noturnos, ganho ou perda de peso, agressividade e atitudes como morder, chutar, gritar e chorar.
Além disso, as crianças podem expressar intolerância com colegas de escola e com pessoas da comunidade, ter dificuldades de concentração, aprendizado e de relacionamento. Em alguns casos, as crianças extrovertidas podem ficar mais caladas, e vice-versa. Mas é preciso ficar atento: esses sinais não indicam que a criança sofreu um abuso sexual, mas, sim, um sintoma de qualquer violência ou distúrbio que ela vivenciou.
Para descobrir realmente o que acontece com seus filhos, a dica é ficar atento a seus gestos e desenhos. Como a linguagem da criança não é tão verbal, vale a pena prestar atenção no comportamento, nas brincadeiras, em jogos e desenhos, porque é comum o isolamento. É nessas situações de isolamento que ela pode manifestar o abuso.





