294 anos de Cuiabá


Várias comemorações marcarão aniversário de Cuiabá. A programação oficial promovida pela Prefeitura Municipal e outra dos “Excluídos” com artistas da terra 

Ariane Laura
Da Redação

Nesta segunda-feira (08) a Capital matogrossense completará 294 anos de sua fundação. Para comemorar o aniversário de Cuiabá, a Prefeitura Municipal em parceria com a Mega FM está organizando um grande show, que reunirá 39 artistas nacionais e regionais. Entre as atrações estão Munhoz & Mariano, Banda Calypso, Lucas Lucco, Cristiano Araújo, Israel & Rodolffo, Henrique & Diego, Thaeme & Thiago, Gabriel Gava, Marcos & Belutti, Kleo Dibah & Rafael, Lucas & Diogo, Sorriso Maroto, Inimigos da HP, Cuiabano Lima e Grupo Bom Gosto e Dois a Um.

A abertura dos portões será às 17h e os shows terão início a partir das 18h, no Memorial João Paulo II, no bairro Morada do Ouro. A entrada custará R$ 5,00. Todo valor arrecadado será revertido em alimentos não perecíveis que serão doados a instituições que atendem famílias, crianças e idosos em vulnerabilidade social.

“A Prefeitura de Cuiabá está organizando essa grande festa especialmente para o povo cuiabano. Mas não deixamos de fazer o nosso papel social e beneficiar a população mais carente”, afirmou o prefeito Mauro Mendes.

Em razão da parceria com a rádio, os artistas não cobrarão cachê para a realização do evento. A organização do evento está esperando um público de pelo menos 50 mil pessoas. Os ingressos estão à venda nas lojas City Lar. Mais informações pelo telefone (65) 3615-4000.

OS EXCLUÍDOS

Em contrapartida a programação organizada pelo Município, a Frente Cuiabana Pró-Cultura - que integra artistas, produtores culturais e representantes de várias manifestações populares – está organizando paralelamente o evento “Aniversário de Cuiabá – Os Excluídos”.

Este evento é um manifesto contra a programação cultural organizada pelo Município que traz 11 atrações nacionais deixando de valorizar mais os artistas da Capital e as manifestações culturais tipicamente cuiabanas. A vinda desses artistas será custeada, em parte, com dinheiro público.

“Aniversário de Cuiabá – Os Excluídos”, previsto para começar às 17h do dia 08 de abril, é aberto gratuitamente ao público de todas as idades e a todos os interessados em participar. Alguns artistas, grupos e bandas já confirmaram presença, entre eles: a cantora Vera Capilé , o ator André D’Lucca, o Quarteto Jazz Camerata, os músicos João Eloi, Dilson Oliveira, Daniel, DJ Taba, as bandas Lord Crossroad, Os Vira Latas, Linhas de Montagem, Branco ou Tinto, entre outros.

Além de artistas, o ato também reunirá vereadores da Capital, entre eles Allan Kardec (PT). Ele explica que o evento foi pensado para homenagear alguns ícones da cultura regional como mestre Albertino (José Albertino da Silva), Juca de Mestre, Bolinha e outros. “Esses vereadores farão frente comigo. Será um dia de festa e dia de manifesto, que é no mínimo, inteligente”, pontua Allan que preside a bancada de oposição na Câmara e anunciou a realização do evento durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá nesta quinta-feira (04).