Moradores denunciam mau uso do dinheiro público; veja fotos


ASFALTO DO POEIRA ZERO
Joelson Oliveira
Foto: Joelson Oliveira/Mato Grosso NoticiasMoradores denunciam mau uso do dinheiro público; veja fotos
Moradores do Bairro Jardim Florianópolis denunciaram a reportagem do Mato Grosso Notícias, a péssima qualidade do asfalto realizado dentro do programa “Poeira Zero”, lançado na gestão do ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB).

Além disso, os populares pediram que as obras sejam investigadas pelos órgãos fiscalizadores como Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), bem como a aplicação do dinheiro público e se este vem sendo aplicado da forma correta. A pavimentação foi realizada sem drenagem e rede de esgoto, fatores que diminuam a vida útil da obra. 


Para o morador André Luiz, 32 anos, que reside no bairro desde 1990, o asfalto é de péssima qualidade e a base está sendo mal feita. “Já trabalhei muito com terraplanagem e o que está sendo feito aqui é uma vergonha. Essa obra é politiqueira e as autoridades competentes devem tomar alguma providência urgente”, afirmou.

O mesmo entendimento é compartilhado por Clerio Ormonezzi, 66 anos. Segundo ele, se gasta uma mina de dinheiro somente para beneficiar as empresas, pois a população fica de lado. “Não dou um ano para estar tudo destruído, pois não tem rede de esgoto e somente as chuvas já são suficientes para destruir tudo. Isso é um absurdo e representa o mau uso do dinheiro público” destacou.

Luiz Carlos Seibel também acredita em mau uso dos recursos, que segundo ele, poderiam ter sido investidos na saúde.

“O povo não é besta, esse senhor [Galindo] vai ficar queimado igual quem colocou ele no comando. Quero ver o Galindo voltar aqui em 2014 para pedir votos e nos vamos dar a resposta a ele”, disse.

Já o morador Moisés Medeiros dos Santos pede uma investigação com urgência, para que os responsáveis possam ser punidos, pois se trata de muitos recursos públicos.

Poeira Zero

O programa foi concebido pelo ex-prefeito Chico Galindo (PTB) visando beneficiar os bairros de Cuiabá que ainda sofrem com a falta de pavimentação e dividido em três etapas, para a execução de serviços de pavimentação e drenagem que irão se estender a 49 bairros de Capital.

A previsão inicial de gastos era na ordem de R$ 297.145.565,09 milhões (provenientes, especialmente do IPTU).

O bairro Jardim Florianópolis estava incluso na segunda etapa do programa, onde foram investidos mais de R$ 70 milhões para execução dos serviços de asfaltamento de 87,74 km de malha.

As empresas responsáveis pela obra são: HL Construtora Ltda., Terraplenagem Centro Oeste, 3 Irmãos Engenharia e Contral Construtora, Terra Norte e Construtora Nhambiquara.

Superfaturamento

Em novembro passado, o Tribunal de Contas de Mato Grosso decidiu pela realização de uma auditoria nos contratos firmados no programa Poeira Zero.

De acordo com o relatório da equipe técnica, foram detectadas deficiências no projeto básico do programa e por isso, há indícios de sobrepreço de cerca de 49 milhões.

Segundo os documentos, estas irregularidades no projeto básico podem ter a sido causa das falhas nos procedimentos licitatórios seguintes para a execução das obras nos bairros de Cuiabá. O caso está sendo aprofundado em uma Tomadas de Contas.

Obras suspensas

Assim que assumiu a prefeitura, o prefeito Mauro Mendes determinou a suspensão das obras, em função da qualidade, das chuvas e da falta de recursos. Não há previsão para que tudo seja retomado.

http://www.matogrossonoticias.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Moradores_denunciam_mau_uso_do_dinheiro_publico_veja_fotos&id=57775
  • Moradores denunciam mau uso do dinheiro público; veja fotos
  • Moradores denunciam mau uso do dinheiro público; veja fotos
  • Moradores denunciam mau uso do dinheiro público; veja fotos
  • Moradores denunciam mau uso do dinheiro público; veja fotos
  • Moradores denunciam mau uso do dinheiro público; veja fotos