Mendes diz que lançará plano emergencial em 10 dias


O secretário de Saúde Kamil Fares disse haverá atenção especial no atendimento de gestantes e crianças

Da Assessoria/ Tchélo Figueiredo
Mauro Mendes no pronto socorroMauro Mendes no pronto socorro
ANA ADÉLIA JÁCOMO

Acompanhado do secretário de Saúde Kamil Fares, o prefeito Mauro Mendes (PSB) realizou seu primeiro ato após a posse. Em uma visita repentina ao Pronto Socorro de Cuiabá na manhã desta quarta-feira (2), ele garantiu que em 10 dias irá lançar um plano emergencial para minimizar a superlotação do hospital, a falta de médicos e melhorar a estrutura do local.


Mendes disse que pôde constatar a realidade e que a maioria dos atendimentos são decorrentes de acidentes de trânsito e traumas. “Constatei a triste realidade da Saúde de Cuiabá. Rapidamente, nos próximos 10 dias, irei lançar um plano emergencial para atacar os graves problemas, como a superlotação, a falta de médicos nas policlínicas e falta de estrutura”, declarou o prefeito.

Na tentativa de sanar a superlotação, Mendes afirmou que em médio prazo a expectativa é que a construção do novo pronto socorro resolva a questão, mas em curto prazo ele disse que pretende fazer convênios com hospitais particulares. Ele também disse está verificando a possibilidade de convocar os médicos, que foram aprovados no último concurso público, para lotá-los nas policlínicas.

Quanto à reforma da pediatria, que estava paralisada, ele disse que a obra está em andamento e que irá se concentrar na conclusão, mas admitiu que haverá necessidade de incrementar o atendimento infantil em parceria com o hospital Santa Casa de Misericórdia.

“A reforma está em curso. A decisão se vamos centralizar todo o atendimento nessa pediatria, ou se vamos abrir com a Santa Casa, será avaliado com o secretário Kamil. Hoje, somando os dois locais, há 120 leitos na pediatria”, disse Mendes.

Kamil afirmou que a Santa Casa foi contrata para atender em consultas e ambulatórios e que há duas UTI´s pediátricas disponíveis em ambos hospitais. “A pediatria ficará bem equipada de atendimento infantil. A parte infantil e materna é fundamental. Vamos estruturar as policlínicas para que as mães não precisem sair no seu bairro para receberem atendimento. Já temos uma UPA quase pronta e teremos mais duas”, garantiu o secretário, se referindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

http://reportermt.com.br/ultimas_noticias/noticia/24913