Não adianta todo esse trabalho de limpeza hoje, e amanhã os próprios moradores voltam aqui para jogar lixo novamente", declarou o prefeito
DA REDAÇÃO
Apesar de paralisar todas as obras na Capital, inclusive o programa de pavimentação "Poeira Zero", o prefeito Mauro Mendes (PSB) deu início nesta terça-feira (09) ao "Mutirão da Limpeza" no bairro Pedra 90. A ação vai retirar o lixo de terrenos baldios em locais que se tornaram focos da dengue. Mauro pede a colaboração dos moradores da capital para que a cidade se mantenha limpa.
“Não adianta todo esse trabalho de limpeza hoje, e amanhã os próprios moradores voltam aqui para jogar lixo novamente. A população tem que ser parceira e fazer sua parte, pois a responsabilidade é de todos. É preciso que a população denuncie quem faz isso. A prefeitura a partir de agora vai fiscalizar”, afirmou o prefeito.
Apenas pela manhã, com 115 homens trabalhando, 25 caminhões fizeram cerca de 150 viagens levando o lixo do Pedra 90 até o aterro sanitário, somando mil toneladas de lixo recolhido. Tratores faziam a limpeza pesada e os trabalhadores passavam em seguida para terminar o serviço no meio-fio.
Conforme o secretário de Serviços Urbanos, Rogério Varanda, funcionários da pasta irão fazer o trabalho de fiscalização nos principais locais que servem como lixões clandestinos. “Inclusive à noite. São 80 bolsões de sujeira em Cuiabá e nossos funcionários vão atuar como fiscais e autuar aqueles que forem pegos em flagrante, que também terão os veículos apreendidos”, explicou.
Durante o mutirão, os funcionários da Secretaria encontraram mais um grande lixão clandestino no Pedra 90. Mauro determinou a limpeza imediata do local. “Além do lixo que se acumula e que causa mau cheiro e outros transtornos, é um perigo, pois esses bolsões se tornam focos da dengue. Isso não implica apenas na limpeza, mas na saúde, já que a dengue tem sido um dos maiores problemas de superlotação nas policlínicas e hospitais”.
Mutirão da Limpeza
Os primeiros bairros beneficiados são Pedra 90, Itamaraty, Jardim Universitário e Jardim Imperial.
Em 60 dias será feita a limpeza das 70 praças da cidade;
Em 90 dias, serão limpas as principais avenidas de Cuiabá;
O Mutirão da Limpeza também vai chegar aos córregos, bocas-de-lobo, cemitérios e outros patrimônios públicos como escolas, policlínicas, postos de saúde, etc.
Também faz parte desta ação o aumento da fiscalização na empresa concessionária de coleta de lixo, para que ela cumpra rigorosamente o seu serviço.
Além das equipes de duas secretarias, a Prefeitura está contratando, por meio do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD), 260 trabalhadores para ajudar na limpeza. Nos próximos 90 dias, esses trabalhadores vão fazer, em toda a cidade, os serviços de varrição de ruas, poda de árvores, limpeza de bocas-de-lobo, retirada de lixo, etc.





