Camila Cervantes
Arquivo/RDNews
Onofre Júnior e Faissal Calil correm risco de expulsão por desobediência partidária
Conforme o presidente do diretório municipal do PSB, Robério Garcia, após a entrega deste relatório, o documento será submetido à Comissão de Ética, responsável pela aplicação da pena, aos parlamentares. “O parecer contém uma análise político-jurídica, bem como contextualização de toda a situação desde a vitória de Mauro, a renúncia do seu vice-prefeito João Malheiros, e agora o fato de Onofre e Faissal terem desacatado a orientação partidária na eleição da Mesa Diretora. Tudo isso indica que cabe punição sim”.
De acordo com o presidente da Comissão de Ética, Edivande França, o Estatuto é claro em relação à desobediência partidária. Em sua avaliação, nesta situação os vereadores estão sujeitos a várias punições, uma delas pode ser suspensão por 12 meses e, no último caso, a expulsão. “Estamos aguardando o recebimento do parecer para então analisar todos os fatores e, assim, decidir o futuro deles”.
Onofre Júnior e Faissal Calil desobedeceram à orientação partidária na eleição da Mesa Diretora da Câmara da Capital e votaram no candidato da oposição João Emanuel (PSD). Os votos de ambos foram decisivos para a derrota do candidato escolhido por Mauro, Adilson Levante, por 11 a 14. Dessa forma, sempre que o prefeito se ausentar do município, já que o deputado estadual João Malheiros (PR), eleito vice-prefeito, renunciou ao cargo, o comando do Executivo será de um oposicionista.
http://www.rdnews.com.br/blog/post/parecer-complica-vereadores-que-podem-perder-mandatos





