Disputa pelo comando da AMM opõe Riva e Daltro contra Silval e Taques


Em uma chapa está Chiquinho do Posto (PSD), aliado de Riva e na outra Adair José Alves Moreira (PMDB) apoiado por Taques 


RONALDO PACHECO 
O que deveria ser uma simples disputa pelo comando da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), acaba de se transformar num choque dos principais líderes políticos do Estado, com o registro de duas chapas, nesta sexta-feira (11). E com perspectiva de reverberar nas eleições de 2014. No registro de duas chapas, de um lado, o governador Silval Barbosa (PMDB) e o senador Pedro Taques (PDT) e, de outro, o deputado estadual José Riva (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, e o vice-governador Chico Daltro (PSD).

E a mexida no tabuleiro que mais provocou ‘frisson’ foi o recuo do prefeito Otaviano Pivetta (PDT), de Lucas do Rio Verde, que recuou para compor a chapa liderada pelo prefeito de Alto Paraguai, Adair José Alves Moreira (PMDB), e Pivetta de tesoureiro. Ao compor com o candidato peemedebista, Pivetta uniu o seu PDT de PedroTaqu
es com o PMDB de Silva, algo inimaginável até poucas horas.

Em outra chapa, comandada pelo prefeito reeleito de Juscimeira, Valdeci Luiz Colle, conhecido como Chiquinho do Posto (PSD), aliado de Riva, o inusitado foi o apoio dos prefeitos do PSB, com aval do presidente da Executiva Regional, deputado federal Valtenir Pereira. Dos 11 prefeitos socialistas, apenas Mauro Mendes, da Capital, vai votar na chapa de Adair e Pivetta, enquanto os demais seguem orientação de Valtenir.
Marcos Lopes/HiperNotícias
Prefeitos de Juscimeira, Valdeci Colle, o Chiquinho do Posto (PSD), e de Alto Paraguai, Adair Alves Moreira (PMDB) - direita
Pivetta vinha pregando, desde antes da posse, um novo formato de gestão, na AMM, com ênfase para a defesa dos municípios e a cobrança das dívidas do Estado com as prefeituras.
Adversário declarado José Riva, desde quando era deputado estadual, Otaviano Pivetta deseja que a AMM faça uma reforma administrativa, criando um novo lotacionograma, divulgado todos os meses, incluindo os cargos administrativos da entidade e seus respectivos salários; e, ainda, a divulgação do balancete todos os meses com a destinação de todos os valores gastos, entre outras medidas.

Já Chiquinho do Posto entra na disputa com as bênçãos do presidente da Assembleia Legislativa, que há quase 20 anos tem forte influência nos destinos da Associação dos Municípios.
“O PSD tem o compromisso de fortalecer os municípios e, sem dúvida, na AMM, isso vem acontecendo há temos. É importante que cada um dê a sua contribuição”, afirmou Riva, para a reportagem do Hipernotícias, durante recente reunião social democrata, em que Valdeci Colle foi apresentado aos colegas 39 prefeitos do PSD.

O trabalho de articulação pró Chiquinho do Posto é liderado por Riva e Chico Daltro, com apoio dos deputados federais Homero Pereira e Eliene José Lima, além de quatro deputados estaduais.
http://www.hipernoticias.com.br/TNX/conteudo.php?sid=169&cid=22463