Redação
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), emitiu nota de esclarecimento acerca do recebimento da denúncia recebida pelo juiz Jeferson Schneider referente a Operação Jurupari. Riva reforçou que a Operação, deflagrada em 2010 pela Polícia Federal, teve cunho político e descartou ter feito tráfico de influência pela liberação de licenças ambientais.
O deputado estadual ainda colocou que a denúncia acolhida será importante para provar que não houve crime ambiental na fazenda de sua esposa, Janete Riva, denunciada pelo Ministério Público Federal. "Na época da operação, sugeri que fosse realizada uma perícia na área e convidei a imprensa do Estado para fazer uma visita in loco, com o objetivo de constatar que as denúncias não procedem. Porém, a vistoria não foi feita pelos órgãos competentes e mesmo assim, insisto para que esta seja promovida, a fim de que a regularidade da propriedade seja conhecida", diz trecho da nota.
Confira a íntegra da nota de Riva:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Sobre a decisão da Justiça Federal, que por meio do juiz da 5ª Vara Criminal, Jeferson Schneider, recebeu as denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF), a respeito da Operação Jurupari, deflagrada pela Polícia Federal no Estado em 2010, esclareço que:
1 – A investigação será importante para apontar que não houve crime ambiental. Na época da operação, sugeri que fosse realizada uma perícia na área e convidei a imprensa do Estado para fazer uma visita in loco, com o objetivo de constatar que as denúncias não procedem. Porém, a vistoria não foi feita pelos órgãos competentes e mesmo assim, insisto para que esta seja promovida, a fim de que a regularidade da propriedade seja conhecida.
2 – O procedimento investigativo mostrará para a sociedade mato-grossense que a operação teve cunho político, pois cumprimos rigorosamente a lei e não houve se quer uma vistoria para apontar que a propriedade estava em desacordo com o previsto na legislação ambiental.
3 – Quanto a solicitação da minha investigação feita pelo o juiz federal Jeferson Schneider, esta mostrará que em nenhum momento, ocorreu tráfico de influência e a Assembleia Legislativa, como poder institucional, sempre cobrou do Governo do Estado a celeridade na liberação dos processos ambientais, com o máximo rigor da legalidade. Isso ajuda, inclusive, para que não aconteçam os crimes ambientais.
4 - Reforço que tenho plena confiança no Poder Judiciário e na Justiça isenta, colocando-me novamente à disposição para qualquer tipo de esclarecimento sobre o assunto.
Deputado José Riva.