Dilma e Silval lamentam tragédia


Jacques Gosch, com informações da Agência Brasil


Foto: Deivid Dutra
Foto: Deivid Dutra -- Tragédia causou desespero em Santa Maria. Na foto, familiares e amigos aguardam informações.
Tragédia causou desespero em Santa Maria. Na foto, familiares e amigos aguardam informações.
  O governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) lamentou a tragédia ocorrida no município gaúcho de Santa Maria. Um incêndio na boate Kiss, na região central da cidade, registrado na madrugada deste domingo (27), resultou em pelo menos 232 mortos e dezenas de feridos.
   Silval externou suas condolências às famílias que vivem o momento de dor e sofrimento. "Uma fatalidade que nos deixa muito tristes. Eram jovens, com toda uma vida pela frente. Fica aqui os meus sinceros sentimentos a todas as famílias e que Deus os conforte neste momento tão difícil", afirmou.
   A presidenta Dilma Rousseff (PT) que participava no Chile da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia (UE) cancelou a participação hoje em três reuniões bilaterais com autoridades da Argentina , Letônia e Bolívia por causa da tragédia.  À tarde, ela desembarcou em Santa Maria para prestar soliedariedade aos familiares das vítimas do incêndio. Também estão em Santa Maria os ministros Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Alexandra Padilha (Saúde). Uma das primeiras providências determinada pela presidenta Dilma foi a abertura de leitos no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, que é vinculado ao Ministério da Saúde, para socorrer as vítimas.
   O governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro (PT) se deslocou da capital Porto Alegre para Santa Maria, distante cerca de 300 km, logo que foi informado da dimensão da tragédia. No município, participou pessolamente as reunião que definiu as primeiras providências para o socorro às vítimas e a assitência aos familiares, que se aglomeram no Centro Desportivo Municipal para fazer o reconhecimento dos corpos.
O prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer (PMDB) decretou luto oficial de 30 dias devido à tragédia ocorrida nesta madrugada.Ao decretar o luto, a prefeitura também prevê a contratação imediata de profissionais da área da saúde, incluindo psicólogos e psiquiatras, para dar assistência às famílias das vítimas.
   O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-primeira-dama, Marisa Letícia, també divulgaram nota se solidarizando com as famílias das vítimas da tragédia. "O Brasil inteiro está triste e de luto pelas mortes ocorridas no incêndio em Santa Maria. Nesse momento difícil, expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e à toda a população da cidade, mas em especial aos pais e mães por essas perdas irreparáveis. Nossos sentimentos", registraram.
   Repercussão internacional
   Os sites dos jornais argentinos La Nación e Clarín divulgam a tragédia na manchete – Santa Maria fica na região central do Rio Grande do Sul , estado que faz fronteira com a Argentina. Os veículos comparam o acidente com o ocorrido em Buenos Aires em 2004, quando um incêndio na boate República Cromañón resultou na morte de 194 pessoas.
  Já o site do jornal espanhol El País também anuncia o fato na manchete, com vídeos e galerias de fotos que mobilizam comentários de dezenas de leitores. Os britânicos BBC e The Guardian também divulgam a notícia em destaque na primeira página. O Le Monde, um dos principais jornais da França, colocou a notícia na capa do site na internet.
   No portal do jornal norte-americano The New York Times faz um histórico de incêndios em casas noturnas pelo mundo, indicando que a tragédia de Santa Maria está entre as mais graves da última década. Também nos Estados Unidos, o jornal Washington Post e o canal televisivo CNN divulgam a notícia em destaque em seus respectivos sites.A notícia também é manchete no site da televisão Al Jazeera, do Catar, que reúne as principais informações do Oriente Médio.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato GrossoRDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com