Cuiabá chegará na Copa sem ar condicionado em 50% dos ônibus


No caderno de encargos do evento da Fifa Cuiabá e Várzea Grande deveriam ter no mínimo 50% da frota de transporte com condicionadores de ar


RONALDO PACHECO 
Sob um sol escaldante de 37 graus centígrados, com sensação térmica de quase 45 graus, por volta das 15 horas desta quarta-feira (23), na praça Ipiranga, numa das principais paradas de ônibus da Capital, o prefeito Mauro Mendes (PSB) admitiu a existência do risco real de nem metade da frota de ônibus ter ar condicionado, em 2014.

Pelo edital de licitação das novas empresas concessionárias e do compromisso do governo de Mato Grosso no caderno de encargos da Copa do Mundo Fifa 2014, a Copa do Pantanal, Cuiabá e Várzea Grande deveriam ter no mínimo 50% dos ônibus com condicionadores de ar.

Mauro Mendes considera possível, porém, improvável. “Recebi reclamações, sim. Mas não podemos tomar medidas sem levar em consideração o impacto que provoca na tarifa”, argumenta Mendes, enquanto visitava as primeiras obras de reforma, ampliação e melhoria dos pontos de ônibus da Capital, numa parceria com A Associação Mato-Grossense dos Transportadores Urbanos (MTU).

FROTA

Existem aproximadamente 1,7 mil paradas de ônibus em Cuiabá e menos da metade possui cobertura. E, das cerca de 850 que possuem abrigos, mais de 70% encontram-se em situação lastimável. “É a primeira parceria com a iniciativa privada, dentre tantas outras que virão”, explica.

Marcos Lopes/HiperNotícias
Mauro Mendes recebeu reivindicação até de motorista de ônibus para melhoria no sistema de transporte público
Mauro Mendes explicou que tudo que vai impactar na tarifa tem de ser analisado friamente, sob pena de comprometer a rentabilidade do sistema.

“Essa gratuidade que tanto brigam e alardeiam não existe. A prefeitura paga [a gratuidade] dos estudantes, idosos, deficientes... nada é grátis”, pondera ele, enquanto recebia reclamação da motorista L. B. A., 37 anos, que dirigia um ônibus da linha 301 – Jardim Vitória. “Calor demais aqui. O senhor prefeito está vendo como sofremos”, disse a motorista, para Mendes.

ESTUDO

O prefeito encomendou à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) um estudo técnico sobre a possibilidade de implantar ar condicionado em 30%, 50% e até 100% da frota, durante o seu mandato – 2013-16. “Já sabemos que somente no consumo de combustível existe um aumento de 30% nos ônibus com o ar condicionado”, disse o prefeito.

O planejamento da SMTU é justamente para avaliar formatos de melhoria da tropa, como a instalação de ar condicionado nos ônibus, sem representar aumento no custo para tarifa. “Temos de checar se é viável ou não colocar ar em parte da frota ou até na totalidade, sem prejuízo para o usuário do sistema”, completa o prefeito.

Em dezembro, o então prefeito Chico Galindo (PTB) e o presidente da MTU, Ricardo Caixeta, entregaram 70 novos ônibus com redução de poluentes e já circulam na Capital. Nenhum tinha ar condicionado.
http://www.hipernoticias.com.br/TNX/conteudo.php?sid=170&cid=22757