Com a traição em curso grupo de Mauro Mendes lança Levante para contrapor João Emanuel


Romilson Dourado

-- Adilson Levante, do PSB do prefeito Mauro
Adilson Levante, do PSB do prefeito Mauro
   O grupo do prefeito Mauro Mendes decidiu lançar o chamado plano B, na esperança de ganhar a Mesa Diretora em eleição nesta terça, logo após a solenidade de posse. Ao invés de ter o atual presidente Júlio Pinheiro (PTB) como cabeça-de-chapa, o candidato ao comando do Legislativo passa a ser Adilson Levante (PSB). Pinheiro entra como primeiro-secretário. O primeiro-vice é Juca do Guaraná (PT do B), com Mário Nadaf (PV) de segundo vice e, completando a chapa de 5 integrantes o pedetista Renivaldo Nascimento como segundo-secretário.
   Essa estratégia foi definida em reunião do bloco governista nesta segunda (31) à noite, no hotel Odara. Enquanto isso, João Emanuel (PSD) permaneceu em “confinamento” numa pousada fora de Cuiabá até esta terça pela manhã. Com a reviravolta da nova chapa, os situacionistas acreditam na vitória com 14 votos. Votam os 25 vereadores – seis a mais em relação à legislatura passada.
   Júlio Pinheiro admitiu que seria complicado reconquistar a presidência devido ao desgaste político e da própria imagem. Por mais que tenha se articulado e jogado duro nas negociações, inclusive com apoio de Chico Galindo e de Mauro, o candidato petebista não conseguiu assegurar 10 votos. A altenativa, então, foi buscar outros nomes para a chapa.
   A expectativa é da chapa com Levante de presidente obter apoio dos três vereadores do PSB, que são o próprio Levante e mais Faissal Calil e Onofre Júnior, que lançou candidatura, mas ficou frustrado devido à falta de apoio do prefeito diplomado. Espera-se também votação da chapa de Oséas Machado (PSC), irmão do próprio Levante; de Wilson Kero-Kero e Lilo Pinheiro (ambos do PRP), de Chico 2000 (PR), dos petebistas Dilemário Alencar e Leonardo de Oliveira e de Adevair Cabral. A leitura do grupo é de que só não conseguirá os 14 votos suficientes para a vitória se houver traição. Um dos que vão ficar em saia-justa é Oseás, já comprometido em votar em Emanuel. Agora, tem o irmão como candidato.
   Como está formada a nova chapa situacionista
   Presidente: Adilson Levante (PSB)
   Primeiro-vice: Juca do Guaraná (PT do B)
   Segundo-vice: Mário Nadaf (PV)
   Primeiro-secretário: Júlio Pinheiro (PTB)
   Segundo-secretário: 
Renivaldo Nascimento (PDT)