Postura de Onofre e Faissal é que é ilegítima. Mauro Mendes PSB renova votos com população e Taques manda recado - veja


Patrícia Sanches

    Em seu primeiro discurso como prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), fez questão de renovar os votos e compromissos firmados com a população durante a campanha. O socialista também fez questão de frisar, por diversas vezes, ter certeza que os vereadores de Cuiabá vão deixar de lado as diferenças partidárias, votando os projetos que forem importantes para a Capital. O recado foi para o novo presidente da Câmara, João Emanuel, representante da oposição, que foi eleito hoje. Outro que “cutucou” o social-democrata e demais aliados, foi Pedro Taques. Ele, no entanto, foi mais enfático: "Vereador não pode ter dono. Não é coisa que pode ser vendida", disparou. Confira, abaixo, como foi:
*      *      *
21:05 - Encerrada a solenidade de posse de Mauro e dos secretários no Centro de Eventos do Pantanal.
21:01 - Mauro, por sua vez, agradece aos "escolhidos" por aceitarem a missão de o ajudar a administrar Cuiabá. "Alguns conheço muito tempo, outros conheci recentemente, mas tenho certeza de que todos sabem o compromisso que temos".
20:57 - O secretário de Governo afirmou que a equipe vai se dedicar em cuidar do dinheiro público e fazer uma gestão com o perfil de Mauro: "empreendedora".
20:56 - "Assumimos o compromisso de fazer uma Cuiabá melhor, mais humana. O sonho da água tratada, de ter saúde, asfalto na porta e mais qualidade de vida".
20:53 - Secretário de Governo Fábio Garcia discursa em nome da equipe de Mauro.
20:48 - Mauro assina termo de posse da equipe.
20:44 - Agora, o prefeito de Cuiabá dará posse aos 15 secretários escolhidos.
20:43 - Encerrada a sessão em que Mauro Mendes foi empossado prefeito de Cuiabá.
20:40 - Finalizou agradecendo a Deus e aos cuiabanos. "Vamos trabalhar todos os dias nos próximos 4 anos".
20:39 - Mauro ressalta que não tem a pretensão de resolver tudo, porque não é possível, mas que vai trabalhar duro para fazer o máximo possível.
20:35 - Aproveitou o 1º discurso como prefeito para renovar o compromisso em trabalhar por Cuiabá, especialmente na Saúde e Copa do Mundo.
20:33 - Pediu união de todos, dos secretários e dos 25 vereadores. "Tenho certeza que eles não vão se furtar, em momento algum em fazer o melhor para Cuiabá".
20:32 - Ele afirmou que não vai criticar o antecessor, assim, como os outros, porque "todos, ao seu tempo, fizeram algo por Cuiabá".
20:30 - "Fazer política, é trabalhar para realizar sonhos", afirmou Mauro, que fez questão de falar sobre a sua vinda para Mato Grosso.
20:29 - Mauro Mendes começa a discursar.
20:20 - Pedro Taques faz uso da palavra e ressalta a importância do vereador para a cidade. Aproveitou para mandar recado: "Vereador não pode ter dono. Não é coisa, que pode ser vendida", sendo fortemente aplaudido pela população, que acompanha a posse.
20:14 - Chico Galindo e Norma Galindo deixam solenidade, sob aplausos. Mauro Mendes agora é, oficialmente, o prefeito de Cuiabá.
20:13 - No telão, atrás do dispositivo de posse, imagens da campanha são exibidas.
20:11 - Ao lado da esposa, Virgínia Mendes, Mauro Mendes recebe, de Galindo, a faixa de prefeito de Cuiabá. É bastante aplaudido. Sorridente, acena para a população, ao som da música: Nossa Senhora.
20:09 - "A sua missão é grande Mauro, mas tenho certeza de que, com a sua coragem, você poderá fazer muito. Daqui 4 anos quero ver Cuiabá". Por fim, Galindo disse encerrar o mandato com sentimento de dever cumprido.
20:06 - Galindo também agradeceu ao ex-prefeito Wilson Santos, família, aos funcionários e aos vereadores, que asseguraram a governabilidade.
20:05 - Galindo diz ter perdido perdão a Deus pelos erros e agradeceu pelos acertos. Depois, voltou a agradecer ao povo de Cuiabá por lhe dar a honra de ser prefeito.
20:02 - Chico Galindo faz seu último discurso com a faixa de prefeito. "Fizemos muitos ajustes na prefeitura, que recuperou a sua capacidade de investimentos".
19:58 - Mauro apresenta documentos e faz juramento, sendo bastante aplaudido.
19:56 - Agora, um pastor e um padre abençoam a administração de Mauro.
19:43 - Carregavam duas faixas, uma contra o aumento da tarifa de ônibus: R$ 2,95 não dá. Já a outra placa dizia: "A fome dos meus filhos não será a riqueza dos teus".
19:41 - Momentos depois, duas pessoas, que tentavam fazer uma espécie de protesto, foram retiradas pela segurança.
19:40 - Mauro Mendes atravessa o tapete verde, de entrada, rumo à posse, ao som da música evangélica Faz um milagre em mim, do cantor Regis Danese.
19:36 - Momentos antes de deixar, oficialmente, o comando da prefeitura Galindo aproveitou para agradecer a população pela oportunidade de ser prefeito.
19:34 - Também prestigia Mauro, o procurador-geral de Justiça Marcelo Ferra.
19:33 - João Emanuel abre a sessão solene.
19:32 - O prefeito Chico Galindo, acompanhado da primeira-dama Norma Galindo, com a faixa de prefeito em punho para fazer a entrega a Mauro.
19:28 - Começa a posse de Mauro. João Emanuel, novo presidente da Câmara; e Maurélio Ribeiro, 1º secretário são chamados a compor a mesa de autoridades.
19:25 - Valtenir Pereira acaba de chegar no Centro de Eventos do Pantanal, acompanhado de Onofre Júnior.
19:22 - "Valternir tem que se explicar", disparou Taques, numa referência a articulação de Valtenir favorável a João Emanuel.
19:21 - Ao chegar no local da posse, Taques comentou a eleição da Mesa Diretora. Disse que a vitória de João Emanuel é legítima. Para ele a postura de Onofre e Faissal é que é ilegítima.
19:17 - A população, que chega ao local, é recepcionada por um grupo de Siriri e Cururu.
19:14 - O novo prefeito de Cuiabá montou uma mega estrutura. Do lado de fora, está a equipe da Rotam, além de uma UTI Móvel.
19:05 - O senador Pedro Taques (PDT), um dos principais aliados de Mauro Mendes, acaba de chegar ao Centro de Eventos do Pantanal.
19:05 - Lamartine e Marcus Fabrício entram na cota do PTB. Já Suelme é secretário-geral do PSB. Elias, entrou na cota pessoal de Mauro.
19:02 - Mauro Mendes acaba de anunciar, em coletiva, mais 4 secretários: Lamartine Godoy (Desenvolvimento Urbano); Marcus Fabrício (Turismo); Elias Andrade (Trabalho e Desenvolvimento Urbano) e Suelme Evangelista (Cidades).
18:58 - Neste momento, Mauro concede entrevista à imprensa. Lideranças como o deputado federal Júlio Campos prestigiam o evento. Júlio ressalta que o DEM apoiou Mauro, no 2º turno, mesmo que informalmente. Garante estar disposto a ajudar o novo prefeito.
18:56 - Cerca de 300 pessoas já estão no local. Atrás do palco foi colocado um outdoor com o emblema da prefeitura, do lado direito. A esquerda, outra placa com a bandeira da Capital.
18:54 - Mauro Mendes acaba de chegar no Centro de Eventos do Pantanal, onde participa da solenidade de posse no comando da Prefeitura de Cuiabá.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso