Caminhão com lixo hospitalar faz descarte irregular no lixão e é apreendido

Condutor do veículo e donos dos hospitais responderam criminalmente sobre o caso


DA REDAÇÃO 

Um caminhão com lixo hospitalar foi flagrado e apreendido por policiais da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Judiciária Civil, depositando resíduos de hospitais em um lixão em Cuiabá.

O veículo passará por perícia no lixão, localizado na região do Coxipó do Ouro.

O caminhão Chevrolet D10, placa JYG 0731, pertence a uma empresa contratada por hospitais de Cuiabá, para coleta e destinação final do lixo.

O delegado Vitor Hugo Bruzulato, informou que o motorista José Costa da Silva, 30 anos será autuado por crime ambiental, previsto nos artigo 54 e 60 da Lei 9605/098.

Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o lixo hospitalar de hospitais, clinicas e necrotérios deve ser descartado de acordo com normas especificas de separação, condicionamento em embalagens e classificação.

A destinação final desses materiais é a incineração ou o depósito em aterro sanitário através de sistema de coleta especial.

Assim, de acordo com o delegado, os donos da empresa, cujos nomes não foram informados, também serão responsabilizados criminalmente, pelo descarte do lixo hospitalar no lixão, sem tratamento algum e fora das normas ambientais.

(Com informações da Assessoria)