Dos dez mais bem votados em Cuiabá, só metade foi eleita


JEAN CAMPOS

Da Reportagem

Nem todos os dez candidatos a deputado estadual mais bem votados em Cuiabá conseguiram se eleger. Foram 50% deles. O quadro, no entanto, representa o fortalecimento de figuras políticas da Capital que devem voltar à corrida eleitoral na eleição municipal de 2012.

Não foram eleitos, mas tiveram expressivo resultado na Capital: Alexandre César (PT), Lúdio Cabral (PT), Carlão Nascimento (PSDB), Deucimar Silva (PP) e Aray Fonseca (PTB). Na lista dos eleitos estão Sérgio Ricardo (PR), Walter Rabello (PP), Guilherme Maluf (PSDB), João Malheiros (PR) e Sebastião Rezende (PR).

O mais votado em Cuiabá foi o deputado Sérgio Ricardo que, somente com os votos da cidade, garantiria uma cadeira no parlamento. Reeleito com 87.407 mil votos, dos quais 46.919 votos (15,75%), o republicano é forte candidato a prefeito da Capital. Depois de perder a disputa em 2004 contra Wilson Santos (PSDB) e ficar de fora em 2008, Sérgio se consolida como opção para o PR obter êxito na eleição para prefeito.

Embora apresente queda expressiva no número de votos, Walter Rabello aparece como segundo colocado na lista dos mais votados. O terceiro colocado no ranking é o deputado estadual reeleito Guilherme Maluf. Os 10.427 votos conquistados somente em Cuiabá dão ao tucano o título de mais votado entre os candidatos do PSDB no Estado.

Na quarta e quinta colocações em Cuiabá aparecem, respectivamente, João Malheiros e Sebastião Rezende, que tem como principal colégio eleitoral o município de Rondonópolis. Reeleitos, os republicanos tiveram pequena diferença de votos. O primeiro conquistou 9.683, enquanto o segundo alcançou a marca de 9.444.

O petista Alexandre Cesar não conseguiu votos suficientes para sair da suplência. Ele obteve 9.082 votos e, depois de já ter disputado a prefeitura de Cuiabá, pode voltar ter o nome nas rodas de discussão petistas para 2012.

Embora não tenha sido eleito, o vereador Lúdio Cabral conseguiu ampliar sua base eleitoral. Reeleito em 2008 com 3.849 votos, o petista mais que dobrou a atuação em Cuiabá conquistando 8.952 votos como candidato a deputado. O parlamentar não esconde que pretende alçar voos mais altos e já colocou o nome à disposição do partido para disputar a prefeitura daqui a dois anos.

O ex-secretário de Educação da Capital, Carlão Nascimento, se mantém na lista das votações mais expressivas na Capital. Em oitavo na lista, o tucano somou 8.229 votos e pode voltar ao cenário eleitoral na próxima eleição, já que está sem mandato.

Na presidência da Câmara Municipal, o vereador Deucimar Silva não se elegeu deputado. Mas pode comemorar o acréscimo de votos oriundos da sua base eleitoral. Enquanto foi eleito em 2008 com 3.524 votos, teve nesta eleição 8.166, ficando com a segunda suplência do PP na Assembleia.

Em décimo na lista cuiabana está o ex-secretário municipal de Saúde, médico Aray Fonseca. O petebista teve 7.947. Campeão em votação, o candidato José Riva (PP) ficou em 14º em Cuiabá. Dos 93.594 votos obtidos nos 141 municípios mato-grossenses, o progressista teve apenas 9.490 na Capital

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com