OPERAÇÃO HIGIA Empresária alvo do Gaeco por esquema na Saúde se entrega após prisão do pai

 

samantha chocair

 

Cinco dias após a deflagração da Operação Higia, que investiga desvios de R$ 3 milhões da Saúde pública de Sorriso (397 km de Cuiabá), a empresária Samantha Nicia Rosa Chocair, de 35 anos, se entregou à Polícia Civil. Ela compareceu à Gerência Estadual de Polinter, em Cuiabá, e Capturas na manhã desta terça-feira (2).

Samantha acabou de passar pela audiência de custódia com o juiz da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar da Capital, Jamilson Haddad Campos. Ele manteve a prisão, uma vez que existe mandado de prisão preventiva do juiz da 2ª vara Criminal da Comarca de Sorriso, Victor Lima Pinto Coelho, de quem partiu a Ordem de Prisão. O juiz de Cuiabá determinou que a acusada fique em sala separada por ter formação em nível superior e que fosse oficiado ao Juízo de Sorriso para as providências que se fizessem necessárias para sua transferência.

A operação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) na última quinta-feira (28 de julho). Na oportunidade, o pai de Samantha, o empresário José Constantino Chocair, foi detido preventivamente por suspeita de participação no esquema investigado.

Samantha é sócia-administradora das empresas Chocair Consultórios e Clínica Bem Estar Ltda, que seriam usadas para desviar recursos públicos por meio de notas frias.

Segundo as investigações, os envolvidos usavam de processos judiciais da saúde em curso com bloqueio de recursos pertencentes ao Estado. Esses bloqueios se dão para garantir o custeio do tratamento do paciente.

Uma vez bloqueado, esse valor era transferido ao Fundo Municipal de Saúde e então utilizada de forma fraudada. Utilizando uma mesma ação judicial, eles ingressavam com vários processos administrativos de pagamento, alterando a nota fiscal e o ofício, mas sem a prestação do serviço.

Além dos dois Chocair, também foi alvo de busca e apreensão o ex-secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro, que afirma ser o autor da denúncia que originou a operação. De sua casa, os agentes apreenderam o celular e documentos.

Na ocasião, a Prefeitura de Sorriso também emitiu nota, na qual afirmou que aguardava ansiosamente pelo Gaeco, já que a denúncia partiu dela.

HIGIA  de acordo com a mitologia grega, Higia é uma deusa da preservação da saúde.


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com