Após repercussão de que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) não tem data para aplicação da 2º prova do Revalida, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT) protocolizou um requerimento pedindo explicações ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre o que tem impedido a realização do exame. O Revalida é um processo de avaliação obrigatório para os médicos formados em instituições no exterior, mas que querem atuar no Brasil.
“Não podemos perder a qualidade do serviço médico e ao mesmo tempo, o país necessita de mais profissionais trabalhando contra a Covid-19, com urgência. Há filas de candidatos esperando o Revalida e filas de de pessoas aguardando leitos de UTI, além de uma equipe esgotada de trabalho. Isso precisa ser resolvido”, questiona Emanuel Pinheiro Neto.
A prova já conta com mais de 15 mil inscritos e tem estados e municípios contando com a aprovação dos novos profissionais, para inserí-los regularmente na linha de frente do combate à Covid-19. São avaliados o conhecimento adquirido e se, as habilidades e competências do médico estão alinhadas com os princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Acredito que os profissionais formados no exterior são mais que bem-vindos, porém, SUS é um sistema criado para atender requisitos brasileiros e só o Revalida consegue garantir que os profissionais estejam adequados ao modelo do nosso país. Esse alinhamento não é um detalhe que possa ser ignorado, precisa ser respeitado”, disse o deputado.
Segundo a Lei nº 13.959/19 que regulamenta o Revalida, o exame deveria acontecer semestralmente. A 1ª fase da avaliação aconteceu em dezembro de 2020, porém, a 2º etapa ainda não tem data divulgada pelo Inep. Uma das preocupações é que pela situação de colapso em várias unidades federativas do país, a prova que é exigência e essencial para exercício da profissão no Brasil, possa ser ignorada, como já foi autorizado em municípios do Sul e do Norte brasileiro.
O Ministro tem oficialmente trinta dias para responder o requerimento.
Acompanhe mais sobre as próximas etapas do Revalida nas redes sociais.
Emanuel Pinheiro Neto pede pressa no exame Revalida
agosto 01, 2022
No comments
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com