Governador lidera em todos os cenários da Percent, mas oposição está viva com Emanuel, Wellington e Leitão

 

ALIADOS DE ONTEM, ADVERSÁRIOS DE HOJE: Em lados opostos, prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e o atual governador, Mauro Mendes (DEM), vão travar disputa ácida durante as eleições gerais deste ano

No seu quarto ano de mandato, o atual governador Mauro Mendes (DEM) lidera em todos os prováveis cenários eleitorais, testados na primeira pesquisa estadualizada de 2022, realizada pela Percent, em parceria com a TV Cuiabá e portal ODOCUMENTO.

Quando apresentados seis nomes aos entrevistados, o chefe do Executivo desponta na frente com 33,7% das intenções de votos. Empatados tecnicamente em segundo lugar, o senador Wellington Fagundes (PL), e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), alcançaram 20,6% e 15%, respectivamente.

O ex-deputado federal, Nilson Leitão (PSDB), surpreendeu com 9,8% das citações na sondagem quantitativa. O bom desempenho do ex-prefeito de Sinop o projeta em eventual disputa ao Palácio Paiaguas, principalmente se conquistar o apoio do presidente, Jair Bolsonaro, líder ao Alvorada, em Mato Grosso, com 47,7% na pesquisa Percent, divulgada ontem (3) pelo portal ODOCUMENTO.

Estimulada 1

Outros dois nomes, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (Solidariedade), e o servidor público, Gilberto Lopes (Psol), pontuaram com 1,7% e 1,5%, seguindo a ordem decrescente.

Percent testou ainda, cenário sem a presença de Emanuel, uma vez que o prefeito cuiabano dificilmente renunciará três anos de mandato para concorrer ao Governo. Neste quadro, Mendes amplia a frente e alcança 37,7% das intenções de votos, contra 25% de Wellington. Conforme gráfico abaixo, outros três nomes pontuaram com menos de 3%.

Estimulada 2

Espontânea

Faltando cerca de sete meses para o primeiro turno das eleições gerais, a Percent investigou ainda a opinião espontânea dos entrevistados. Mais uma vez, o atual governador é o líder. Ele puxou a ponta da tabela com 19,5%, seguido pelo senador liberal que obteve 9,1%, além de Pinheiro com 7%. Leitão cravou 4,1% na espontânea. Os demais citados ficaram abaixo de 1%.

Eleitores ainda estão indecisos quanto a disputa ao Governo do Estado: pela pesquisa da Percent são quase 50%

Rejeição

A recusa do eleitorado mato-grossense mostrou-se dividida entre os ferrenhos adversários, Mauro Mendes e Emanuel Pinheiro. Eles estão numericamente empatados. Pinheiro é rechaçado por 15,9% da população, e Mendes amarga 15% de rejeição. Os demais nomes ficaram em posição mais confortável, em se tratando de repulsa na hora do voto.

“Se o Mauro (governador) confirmar a disputa pela reeleição, ele entra no circuito com um certo favoritismo. Os números da pesquisa dizem por si só. Porém, a oposição segue com a chama acesa. Ainda mais se os adversários e aliados do governador se unirem, com apoio de Bolsonaro, contra ele. Neste caso, o jogo fica zerado”, avaliou Ronye Steffan, sócio da Percent.

Recusa dos eleitores mato-grossenses se divide entre Mauro e Emanuel, que trocam farpas diariamente pela mídia

Campo

A Percent aplicou a técnica survey de opinião, entrevistando 824 pessoas de forma presencial. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 3,44% para mais ou para menos. Por conta da enorme dimensão territorial, além das fortes chuvas que caíram em Mato Grosso no último mês, o trabalho de campo se estendeu entre os dias 17 a 23 de fevereiro. Como determina a legislação eleitoral em vigor, a pesquisa foi devidamente registrada junto

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com