A discriminação racial: a intolerância, o respeito e direitos foram temas debatidos no 2º Encontro Municipal ‘Vida Negras Importam’, promovido pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria-Adjunta de Direitos Humanos e Conselhos de Direito, na noite desta terça-feira (29). A atividade ocorreu no formato on line, transmitida pela página do Facebook da Câmara Municipal de Cuiabá- https://m.facebook.com/camaracba e contou com mais de 300 participantes.
A iniciativa segue diretrizes do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que tem como marca o trabalho pautado na humanização.
A data foi escolhida em razão do 21 de março – Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. “Um dos caminhos mais importantes para a educação de toda população é a formação permanente, em todas as esferas de ensino, como ferramental essencial de desconstrução do racismo. Por isso que a Prefeitura de Cuiabá é participativa em eventos como esse de construção de políticas públicas efetivas em prol da população negra. Esse processo de escuta e esse caminhar junto é fundamental. Deve ser uma luta de toda sociedade”, declarou o vice- prefeito, José Roberto Stopa, que participou do evento.
“O que falar do evento Vidas Negras Importam?” O questionamento foi feito pela secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, ao realizar a abertura da 2ª Edição do Encontro. Tecendo um breve histórico, ela pontuou as respostas lembrando que 54% da população brasileira é negra e, mesmo diante desse percentual, diariamente registram-se inúmeros episódios de injustiças, salários de salários desproporcionais. Relembrou ainda que é menor o acesso da população negra aos espaços educacionais, parlamentares e esferas governamentais.
“Num país predominantemente negro ainda temos que discutir temas como esse, que tratam da discriminação racial, das formas de preconceito. Importante que se promovam debates sobre o tema. Sem falar que, quase todos os dias nos deparamos com casos de violência contra a população negra. Que essa data sirva de reflexão pois, há uma guerra em jogo que envolve o mundo de uma forma geral sobre a importância da construção de políticas públicas efetivas de promoção da igualdade racial”, pontuou Christiany.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Juca do Guaraná destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. “Sabemos das dificuldades enfrentadas por um povo que mesmo com todos os avanços, ainda sofre com a discriminação. Ações como essa, onde podemos debater o tema, devem ser constantes e não restritas a esse mês, em especial, que se celebra o dia internacional pela eliminação da discriminação racial, mas nos 365 dias do ano”, afirmou o presidente.
“Vidas negras importam, importam muito. Estamos no segundo evento anual, o que considero pouco. Não devemos nos limitar a um dia para falar de políticas públicas. Precisamos de espaço, como a Câmara de Vereadores que abra as portas, para esse momento, para uma discussão tão importante dentro dos órgãos de governo, para que possamos militar, defender as nossas questões, como a intolerância religiosa, discriminação política de igualdade racial. Essa é uma luta que deve ser defendidas por todas as classes e raças”, comentou o vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Pedro Reis de Oliveira.
“Por mais divulgado o assunto, ainda é um tema ladeado de preconceito como prática discriminatória na sociedade”, concluiu a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany.
Fonte: PREFEITURA DE CUIABÁ
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com