PSD pode emplacar o vice-governador Chico Daltro ou Riva no Palácio Paiaguás; Toninho aposta na vitória de Riva no STJ
ANA ADÉLIA JÁCOMO
Mesmo diante da crise política enfrentada pelo secretário-geral do PSD em Mato Grosso e deputado José Riva, a agremiação não parece temer uma possível perda de espaço no próximo pleito. Nesta quinta-feira (9) o vereador Toninho de Souza (PSD) afirmou que o governador Silval Barbosa (PMDB) irá candidatar-se ao Senado Federal e, com isso, a agremiação assumirá o Palácio Paiaguás.
“Há possibilidades reais de o governador sair candidato ao Senado. Ele não vai encerrar sua carreira política em 2014. O PSD vai assumir o Governo de qualquer forma, seja com o presidente da Assembleia José Riva [afastado pela Justiça] ou com o vice governador Chico Daltro, todos do PSD. Uma coisa é certa: o governador é candidato”, disse o social-democrata.
Sobre as acusações que pesam contra Riva, Toninho preferiu não manifestar sua opinião jurídica. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) o acusa de improbidade administrativa por emissão de cheques do Legislativo à empresas de fachada, em um suposto esquema de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. O deputado, segundo a Justiça, terá que devolver mais de R$ 2,6 milhões dos cofres públicos. Riva é o principal líder da legenda no Estado.
Para o vereador, caso haja punição efetiva, como perda de mandato e inelegibilidade, o PSD não irá ficar desestruturado, já que ainda terá quatro deputados estaduais, três federais, além de 35 prefeituras, 39 presidentes de Câmaras de Vereadores e a Associação Mato-Grosensse dos Municípios (AMM).
“Se ocorrer uma possível saída do Riva do comando político será uma grande perda para o Estado. Ele defende os municípios e luta por causas nobres, mas o PSD tem um quadro interessante e tem plenas condições de dar continuidade. Em 2014 todos estarão envolvidos com as eleições e nosso objetivo é aumentar a bancada da Assembleia. Contudo, creio que o Riva irá reverter essa situação. Ele já reverteu tantas outras”, finalizou Toninho.





