Toninho prevê Sival no Senado e PSD no comando do Paiaguás


PSD pode emplacar o vice-governador Chico Daltro ou Riva no Palácio Paiaguás; Toninho aposta na vitória de Riva no STJ

reprodução
Toninho de Souza faz Toninho de Souza faz "previsões" para PSD
ANA ADÉLIA JÁCOMO

Mesmo diante da crise política enfrentada pelo secretário-geral do PSD em Mato Grosso e deputado José Riva, a agremiação não parece temer uma possível perda de espaço no próximo pleito. Nesta quinta-feira (9) o vereador Toninho de Souza (PSD) afirmou que o governador Silval Barbosa (PMDB) irá candidatar-se ao Senado Federal e, com isso, a agremiação assumirá o Palácio Paiaguás.

“Há possibilidades reais de o governador sair candidato ao Senado. Ele não vai encerrar sua carreira política em 2014. O PSD vai assumir o Governo de qualquer forma, seja com o presidente da Assembleia José Riva [afastado pela Justiça] ou com o vice governador Chico Daltro, todos do PSD. Uma coisa é certa: o governador é candidato”, disse o social-democrata.

Sobre as acusações que pesam contra Riva, Toninho preferiu não manifestar sua opinião jurídica. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) o acusa de improbidade administrativa por emissão de cheques do Legislativo à empresas de fachada, em um suposto esquema de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. O deputado, segundo a Justiça, terá que devolver mais de R$ 2,6 milhões dos cofres públicos. Riva é o principal líder da legenda no Estado.

Para o vereador, caso haja punição efetiva, como perda de mandato e inelegibilidade, o PSD não irá ficar desestruturado, já que ainda terá quatro deputados estaduais, três federais, além de 35 prefeituras, 39 presidentes de Câmaras de Vereadores e a Associação Mato-Grosensse dos Municípios (AMM).

“Se ocorrer uma possível saída do Riva do comando político será uma grande perda para o Estado. Ele defende os municípios e luta por causas nobres, mas o PSD tem um quadro interessante e tem plenas condições de dar continuidade. Em 2014 todos estarão envolvidos com as eleições e nosso objetivo é aumentar a bancada da Assembleia. Contudo, creio que o Riva irá reverter essa situação. Ele já reverteu tantas outras”, finalizou Toninho.