Taborelli flagra empresa jogando entulho em APP de Várzea Grande


Em mais uma ação de fiscalização ao meio ambiente, o vereador do PV Pery Taborelli – popular coronel Taborelli, flagrou por meio de denúncia, na tarde de ontem (22.04), três caminhões descarregando entulho em uma área de preservação permanente (APP) na encosta da avenida 31 de março, nas proximidades do bairro da Manga em Várzea Grande.
De imediato Taborelli acionou a Policia Ambiental, Guarda Municipal e Secretaria municipal de Meio Ambiente para que fizessem o ato de infração e apreensão dos maquinários. De acordo com o parlamentar, todo entulho foi retirado de obras da Infraero. “Questionamos os motoristas de onde vinha a carga e eles nos informaram que o entulho foi coletado na Infraero”.
O ato de infração e a multa foram designadas à empresa Minas Gerais Serviços e Construções Ltda, sendo representada no momento da apreensão pelo irmão do deputado estadual Eliene Lima, o Elivaldo José de Lima, que estava no local para prestar informações e acompanhar a apreensão dos veículos à Delegacia Especial de Meio Ambiente – DEMA.
Segundo o tenente da polícia ambiental, Matheus Cacciolari, os maquinários ficarão apreendidos e os motoristas deverão prestar depoimento, para assim averiguar o real mandante do crime ambiental. “A empresa será multada em R$ 15 mil e de imediato entraremos em contato com a Infraero para verificarmos a co-responsabilidade do órgão, que deve ter um plano de destinação final para seus resíduos”, relatou o tenente.
O vereador Taborelli informou que nas proximidades da área verde, onde espalharam o entulho passa um córrego, o que agrava a agressão ao meio ambiente. “É triste ver que algumas empresas não se preocupam em manter um projeto de sustentabilidade. Todas sabem que os resíduos sólidos devem ser reciclados antes de ter sua destinação final”. Taborelli também informou que a Secretaria de Meio Ambiente do município (SEMA), esta deficitária, não possuem GPS e máquina fotográfica.
“Temos que cobrar a fiscalização dos órgãos competentes, mas sem dar condições mínimas para esses profissionais trabalharem ficará impossível cuidar do meio ambiente de Várzea Grande. Espero que o prefeito Walace Guimarães, tome conhecimento deste fato e dê condições mínimas de trabalho aos responsáveis de cuidar de algo que vamos deixar para nossos netos”, disse o parlamentar.