As secretarias de Ação Social e Educação de São José do Bonfim juntamente com o Conselho Tutelar, organizaram na última quarta-feira (22) de maio, atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescente, comemorado no último dia 18 de maio.
A programação teve início no turno da tarde com uma palestra na sede do CRAS municipal. O momento contou com as presenças de uma psicóloga, assistente social e os conselheiros tutelares, onde foram feitas exibições de vídeos que abordavam o tema e também foram passadas informações de como se deve lutar contra esse crime. Logo após, foi realizada uma caminhada com alunos da rede municipal de ensino pelas principais ruas da cidade, todos carregando faixas e cartazes com referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescente.
A diretora do colégio municipal Francinalda Nobre disse que, pais, educadores, e a sociedade em geral tem que estar atentos a essa prática que vem crescendo cada vez mais, sobretudo na região Nordeste.
Já a psicóloga Raissa Nóbrega, falou dos traumas que uma criança ou adolescente pode desenvolver ao longo de sua vida após ser vítima de abuso, e disse também que a sociedade tem que fazer seu papel denunciando esses crimes.
“Muitas vezes as pessoas deixam de denunciar por se tratar de um amigo ou até mesmo um parente da vítima, e sem a denúncia esses atos continuaram acontecendo, trazendo um prejuízo enorme para vida dessa criança ou adolescente”, conta a psicóloga.
Fonte: Assessoria