PTB inicia rodízio entre suplentes, Júlio e Clovito cedem vagas


Izabela Andrade| 24 Horas News
A- A A+

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), com pouco mais de cinco meses de legislatura, é o primeiro a iniciar o rodízio entre os suplentes. O primeiro a ceder a cadeira foi o vereador e ex-presidente da Câmara de Cuiabá, Júlio Pinheiro, que fica longe das atividades parlamentares por 30 dias.
Com afastamento de Pinheiro para tratar de assuntos pessoais, o segundo suplente Néviton Fagundes assume a vaga. A cerimônia de posse, realizada no gabinete da presidência, minutos antes do início da sessão plenária desta terça-feira, 21, foi comandada pelo presidente do Legislativo, vereador João Emanuel, PSD, com a participação dos vereadores Oséas Machado, PSC; Maurélio Ribeiro, PSDB (1º secretário), Chico 2000 (PR) e Clovito Hungueney (PTB).
Néviton obteve 2.708 votos no último pleito pela coligação "É Bem Cuiabá" (PTB-PRB). Com mais 8 votos, o suplente teria assumido na condição de titular, posição obtida pelo vereador Leonardo de Oliveira, PTB.
Outro vereador que também vai aderir ao sistema de rodízio é Cloivito Hungueney, que a partir do dia 3 de junho se ausenta do Legislativo para tratamento de saúde. Ele deve ficar 60 dias afastado; em seu lugar, quem assume é o terceiro suplente da coligação, Pastor Washington Barbosa (PRP) que assim como Néviton Fagundes tentou a reeleição, mas, foi derrotado nas urnas. Já o segundo suplente, ex-vereador Marcus Fabrício (PTB), foi contemplado com o cargo de secretário Municipal de Cultura e Turismo de Cuiabá, portanto, não deve retornar a Casa de Leis.
Com quatro vereadores na Câmara, o PTB é detentor da maior bancada. Depois de Clovito e Júlio Pinheiro, cabe a Leonardo Oliveira e Dilemário Alencar cederem em um segundo momento suas respectivas vagas aos suplentes, atendendo desta maneira o acordo ajustado durante a composição entre PTB e PRP.