Projeto “Mulheres Empreendedoras” certifica primeira turma em VG


Na tarde de terça-feira (30.04), a primeira-dama e secretária municipal de Saúde, Jaqueline Beber Guimarães, recebeu a secretária adjunta de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Dalva Luiza Couto e a assistente social, Miramir J. de Oliveira Alcântara para definir as ações da certificação da alunas do projeto “Mulheres Empreendedoras”. Participaram da reunião o secretário de Assistência e Promoção Social, Mariuso Damião Ferreira e a secretária adjunta, Madalena Figueiredo.
Várzea Grande foi escolhida como sede do projeto, que foi lançado no dia 22 de fevereiro deste ano, e nessa primeira etapa foram ofertadas 1,5 mil vagas distribuídas em 13 cursos. De quatro pólos da cidade, 45 bairros, foram contemplados.
Após dois meses de curso cerca de 1,5 mil mulheres receberão o certificado de capacitação. “O ponta pé inicial foi dado. Esperamos que as alunas tenham absorvido o máximo dos ensinamentos e que Várzea Grande, a partir de agora, possa contar com essas cidadãs empreendedoras. Os conhecimentos que elas adquiriram também é de grande ganho para o município”, revela o secretário de Assistência e Promoção Social, Mariuso Damião Ferreira.
O evento está agendado para o dia 10 de maio de 2013, das 08h30min às 17h, na parte externa do Ginásio Fiotão, situado na Rua Castelo Branco, s/nº, ao lado do Terminal André Maggi, onde serão montadas cerca de 12 tendas. No local, além da solenidade da entrega dos certificados, todos os produtos criados e desenvolvidos pelas alunas estarão expostos e à venda.
As tendas estarão dividas por produtos, conforme os cursos desenvolvidos: caixas decorativas, doces e pães, pet aplique e peças decorativas de cozinha, vestuários do corte e costura, festa decorativa com 4 temas, bijuterias e bonecas de EVA e ainda serviços de corte de cabelo e unhas decorativas.
Todo o valor arrecadado com a venda dos produtos será revertido para uma instituição municipal, a qual será posteriormente definida levando-se em conta o montante arrecadado.
“A execução dessa primeira etapa do projeto foi coroada com sucesso. É interessante retomarmos o debate com o Estado para a possibilidade da renovação dessa parceria para que haja o prosseguimento e que continuemos oportunizando o espírito do empreendedorismo para as mulheres varzeagrandenses”, revela a primeira-dama, Jaqueline Guimarães.
O PROJETO – De um programa piloto ofertado em Cuiabá, no ano passado, o Projeto conseguiu qualificar 1,3 mil pessoas na Capital e neste ano, ao chegar em Várzea Grande, tem a meta de certificar mais de 3,3 mil mulheres.
O ‘Mulheres Empreendedoras’ foi uma ação criada pela primeira-dama do Estado. Em Várzea Grande foram oferecidos curso de doces regionais artesanais, ornamentos para festas infantis, bordados em tecidos, confecção de peças decorativas, confecção de bijuterias, bonecas de eva, trufas e docinhos para festas, manicure e pedicure, informática, entre outros.