Capacitar profissionais da segurança pública para a prevenção de exploração sexual de crianças e adolescentes durante a Copa das Confederações deste ano e a Copa do Mundo Fifa 2014. Esse é o objetivo do Curso de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, realizado nesta segunda-feira, em Brasília, e que até 15 de junho será realizado também nas outras cinco cidades-sede do torneio deste ano. Participam do curso policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, bombeiros e guardar municipais peritos.
No curso, são traçadas estratégias conjuntas para enfrentamento das vulnerabilidades às quais estão expostas crianças e adolescentes, para evitar que eles sejam alvo de violência e exploração sexual, em ocasião de grandes eventos. A Copa das Confederações, que acontece a cada quatro anos, será realizada no Brasil entre 15 e 30 de junho e servirá como teste para realização da Copa do Mundo de 2014. A previsão é capacitar trabalhadores da segurança pública de todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo até meados do próximo ano.
Na abertura do curso realizado em Brasília, a secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angelica Goulart, destacou a importância de assegurar os direitos das Crianças e Adolescentes durante o torneio. “Que nós tenhamos uma copa das confederações segura, mas principalmente que não comprometam os direitos das crianças e adolescentes”, destacou Angélica.
A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), Ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Turismo e da Justiça.
Fonte: Portal Planalto
Profissionais de segurança pública são treinados para combater exploração sexual de menores nas copas das Confederações e do Mundo
maio 06, 2013
exploração sexual, Últimas notícias





