Professores conscientizam alunos sobre abuso sexual


A campanha contra Abuso e Violência Sexual 2013 foi lançada esta semana pelo Conselho Municipal de Proteção à Criança e Adolescente de Santo Antônio da Platina. Segundo o presidente do Conselho, Sidnei Marcelo Kubaski, este ano a campanha contará com a participação dos professores de todas as escolas públicas estaduais e municipais que esclarecerão e orientarão os alunos acerca do assunto.

Os professores usarão o assassinato da criança Araceli Cabrera Sánchez Crespo, morta no dia 18 de maio de 1973 aos 8 anos depois de sofrer abuso sexual, para explicar o que é e como pode acontecer o abuso sexual. Os alunos participarão de concursos cujos vencedores serão premiados.

Até o 3º ano, os alunos participarão de um concurso de desenho, o restante das turmas do Ensino Fundamental e Médio participará de concursos de redação. O prêmio para os vencedores até o 3º ano é um estojo e os autores das melhores redações de cada turma a partir do 4º ano no Ensino Fundamental e nas turmas do Ensino Médio receberão como prêmio um tablet.

O presidente também ressalta a importância da participação da população por meio de denúncias de casos onde possa haver abuso sexual. Ele diz que qualquer pessoa que souber ou desconfiar de casos assim deve denunciar por meio dos telefones 3558-1607 e 8417-1325, do Conselho Tutelar, além do disk 100, que atende todo o país e do 181, no Paraná. O denunciante tem a garantia do anonimato.

A campanha se encerra no dia 18 de maio (sábado) quando haverá uma passeata aberta à população em homenagem ao dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A passeata começará às 8 horas na frente da prefeitura. 
 
 
Fonte: Tribuna do Vale/Maurício Reale