Prefeitura terá fórum sobre combate à exploração sexual


A Secretaria Municipal de Saúde promove nos dias 17, 18 e 21 de maio inter-venções e campanhas educativas para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Dia Nacional de Luta Antimanicomial – ambos em 18 de maio.
 
Esta data se tornou o marco nacional no combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil devido a um crime bárbaro que ocorreu em 1973, em Vitória, contra Araceli Cabrera Sanches. A garota, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba.
 
Desde o ocorrido, a sociedade civil em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes realiza no dia 18 de maio atividades em todo o país para promover a conscientização das autoridades sobre a gravidade da violência sexual como um todo, principalmente contra crianças e adolescentes.
 
Entre as atividades promovidas em Itabira está o Fórum da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente, no próximo dia 17, na Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), das 13h às 17h30.
 
As inscrições para participar do fórum, que será direcionado aos profissionais da rede de atenção intersetorial, podem ser feitas até a próxima terça-feira. As vagas são limitadas.
 
Os objetivos do fórum são criar comissões permanentes para atendimentos às crianças e adolescentes, por região, e fortalecer a Rede de Atenção à Criança e Adolescente, por meio de mobilização popular e dos profissionais, que contará com campanhas educativas e treinamentos diversos.
 
Esta mobilização será articulada pelo Centro de Atenção Psicossocial para adultos (Caps), Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) e o Centro de Convivência Interagir, do João XXIII. Participarão como parceiros o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Comissão de Atenção às Vítimas de Violência Sexual e Doméstica de Itabira e o Conselho Tutelar.
Uma das atividades alusivas à luta antimanicomial será a campanha educativa pela proteção e garantia dos direitos das pessoas com transtornos mentais, de modo a aprimorar o modelo assistencial em saúde mental. No dia 21 de maio, o Corpo de Bombeiros vai ministrar um treinamento, com o tema “Abordagem a pacientes em crise”.