CLÁUDIO MORAES
Da Editoria
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), autorizou no último dia 22 de março a criação de praticamente um "gabinete paralelo" com cerca de 25 servidores para assessorar exclusivamente a atual primeira-dama, Virgínia Mendes. De acordo com o Decreto 5275/2013, foi criado e vinculado ao gabinete do prefeito o Núcleo de Apoio as Atividades Pública da Primeira-dama de Cuiabá (NAPD).
Virgínia Mendes não terá remuneração salarial pela atividade, já que o secretário de Assistência Social da capital do Estado é o advogado José Rodrigues Rocha Júnior (PR). No entanto, com a criação deste núcleo, o secretário passa a ser mera "figura decorativa", pois o Decreto determina que Virgínia Mendes "execute programas multissetoriais que contemplem ações para o crescimento do município para a melhoria da qualidade de vida e redução das desigualdades".
Virgínia Mendes sempre teve atuação forte ao lado do marido em todas as campanhas eleitorais que ele disputou desde 2008. Todavia, no ano passado, a atual primeira-dama ganhou ainda maior projeção na campanha eleitoral do segundo turno quando se envolveu num episódio com o adversário político, o ex-vereador Lúdio Cabral (PT).
Durante um debate numa emissora de televisão, Mauro Mendes insinuou que a esposa dele seria mais bonita do que Lúdio Cabral. O assunto acabou sendo explorado pelo candidato petista.
Para contrapor o efeito, Virgínia Mendes chegou a gravar um depoimento dentro de um hospital de Cuiabá, onde estava internada, defendendo o marido. A época, ele citou que Mauro Mendes tinha um grande respeito as mulheres e as famílias cuiabanas.