Polícia investiga denúncia de estupro coletivo após festa de torcidas


globo.com 22 Mai de 2013 - 08:52
Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa
Um churrasco de confraternização entre torcidas que brindavam a união entre os grandes clubes do Rio de Janeiro acabou com uma grave denúncia. Uma torcedora do Fluminense de aproximadamente 50 anos diz ter sido vítima de estupro logo depois da festa por torcedores de outro clube quando voltava para casa.
Segundo informações da 26ª Delegacia Policial (Todos os Santos), que está investigando o caso, o crime teria ocorrido no final do mês de abril. Na volta para casa da comemoração, ela teria aceitado uma carona de um grupo de rapazes, que seriam os autores do abuso sexual e torceriam para outro clube. Mas ainda não é possível dizer se esta seria a motivação da violência.
"Não sei se foi premeditado ou não, mas acredito que não. Estamos em fase de esclarecimento e, para não atrapalhar a investigação, não podemos divulgar mais informações", limitou-se a dizer o inspetor Fabio Melo.
Casos de estupro aumentam no RJ
O estado do Rio teve no primeiro trimestre de 2013 um aumento de 405 casos de estupro em relação ao mesmo período no ano de 2012, um crescimento de 36%.
No ano passado foram registrados 1.908 casos; em 2013, 1.503. Em janeiro e fevereiro de 2013 houve 22 casos a mais, em cada mês. Já no período comparativo do mês de março, de 2012 para 2013 foram 48 crimes de estupro a menos. No interior do estado o aumento ocorreu nos três meses. No primeiro trimestre de 2013, esta região teve 23% a mais de casos (92). Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).
Outros casos
Diversos casos de estupro tem assustado moradores da Região Metropolitana do Rio. Nesta terça (21), dois homens foram presos pelo crime. O primeiro é suspeito de um estupro no metrô e o segundo foi detido após denúncia de violentar uma mulher em uma van.
Uma aluna da Uerj diz ter sido estuprada por outro estudante no dia 11 de maio, durante uma chopada na universidade.

Uma mulher de aproximadamente 30 anos foi estuprada no dia 3 de maio durante um assalto a um ônibus da linha 369 (Bangu-Carioca), em um percurso de 23km pela Avenida Brasil.
No dia 20 de abril, uma jovem foi vítima de abuso sexual dentro de uma clínica de estética em Bonsucesso, na Zona Norte. De acordo com o delegado Niandro Lima, da 21ª DP, o criminoso estava armado quando entrou no estabelecimento, rendeu as funcionárias e as prendeu na cozinha da clínica. Ainda segundo Lima, após estuprar uma das recepcionistas, ele fugiu com R$ 400 do caixa.
Uma menina de 14 anos também foi vítima de estupro, na Praia do Leblon, na Zona Sul, no dia 17 de abril. O crime ocorreu no final da praia, quase na Avenida Niemeyer, via expressa que liga o bairro a São Conrado, na mesma região. Ela estava na companhia de uma amiga quando foi abordada pelo criminoso. A polícia já identificou o criminoso.
Turista estuprada em van
Em 30 de março, uma turista americana foi estuprada por três homens durante seis horas numa van que fazia o percurso Copacabana-Lapa. O namorado da vítima, também estrangeiro, estava no veículo, foi algemado, espancado com uma barra de ferro e roubado, assim como a mulher. Os criminosos alteraram o trajeto e seguiram para a Região Metropolitana. O casal foi liberado pelo grupo em Itaboraí, na mesma região.
Durante o tempo em que permaneceram com o a vítima e o namorado, os criminosos pararam em Niterói, usaram o cartão da mulher para comprar bebidas em um posto e sacar dinheiro em um Banco do Brasil. Em São Gonçalo, subiu o terceiro suspeito, que também estuprou a vítima. O caso ganhou repercussão na imprensa internacional.